Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Milenne Biasotto

Última alteração: 2019-07-30

Resumo


As dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem de língua portuguesasão variadas: professores com jornadas que dificultam um trabalho qualitativo, carga horáriareduzida na grade escolar, alunos desinteressados, práticas de ensino ultrapassadas, falta derecursos didáticos e tecnológicos, entre outros. As práticas de ensino de leitura, de escrita ede análise linguística têm sofrido mudanças, especialmente, pela valorização do texto comounidade de ensino e do trabalho com a diversidade dos gêneros discursivos, no entanto, essasmudanças são lentas. Além disso, ainda se observa, nas salas de aula, práticas pedagógicastradicionais, que colocam o ensino de gramática como central. Assim, cria-se a necessidadede revisar e propor novas práticas que propiciem um ensino/aprendizagem mais efetivo.Diante desse quadro, este trabalho, inserido no campo da Linguística Aplicada, propõe acriação, descrição e análise de práticas pedagógicas que abordem o trabalho com a línguaportuguesa em sala de aula. O objetivo é partir do diagnóstico de problemas encontrados emsala de aula e propor soluções para estes problemas, por meio da elaboração de intervençõesdidáticas diversas: jogos didáticos, planos de aula, projetos, exercícios didáticos, entre outros.Em seguida, descrever as práticas pedagógicas realizadas para, então, analisar os resultadosdessas intervenções. Orientam esta proposta os referenciais da Linguística Aplicada, bemcomo estudiosos do português como língua materna (ANTUNES, 2003; 2009; 2014;GUEDES, 2009, NEVES, 2008, TRAVAGLIA, 1997, entre outros). Esta pesquisa, ainda emfase inicial, pode contribuir com a formação de futuros professores de Língua Portuguesa ede professores já em exercício e, também, proporcionar experiências produtivas aosaprendizes da língua.

Texto completo: PDF  |  PDF