Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

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GITA (1974): UM ESTUDO DE INTERTEXTUALIDADE NA CANÇÃO DE RAUL SEIXAS
Adriane Aparecida de Souza Mahl

Última alteração: 2019-07-30

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar a intertextualidade na cançãoGita (1975) do cantor e compositor brasileiro Raul dos Santos Seixas (popularmenteconhecido como Raul Seixas, ou Rauzito). Nota-se que a intertextualidade é um conceito ouuma ferramenta conceitual não só para pesquisadores da área da Literatura, abarcandotambém várias outras áreas, tais como: música, arte, estudos culturais e etc. Em relação àanálise da canção escolhida, o nome da canção Gita é uma referência direta ao livro sagradoda religião Hindu, o Bhagavad Gita e ao decorrer da canção percebe-se que várioselementos presentes na religião Hindu dialogam com a religião Cristã, presente no Ocidente.Dessa maneira, pode-se considerar comum a expressão neste mundo, nada se cria, tudose ou seja, neste contexto os textos sempre terão a influência de textos anteriores, eem consequência disso, a de tal obra passa a ser questionada. Raul Seixasutiliza a filosofia, os estudos místicos, e o conhecimento de várias religiões, como umatentativa de autoconhecimento, questões ligadas ao existir que no caso temos o exemplo decomo é anunciado no começo do poema indiano um diálogo entre Krishna (a divindaderesponsável pela manutenção dos cosmos) e o personagem que questiona a respeito de suaexistência e que posteriormente, Raul Seixas em parceria com o letrista brasileiro PauloCoelho inserem em sua composição. Na canção, o personagem questiona a respeito de suaexistência e tem sua resposta através de um sonho em que dialoga com a divindaderesponsável pela manutenção dos cosmos. Demonstraremos a aproximação com a literaturapor meio de textos de análise crítico teórica. Espera-se contribuir a compreensão de como sedá o processo de intertextualidade na arte e na música em especial, através da análise de Gita(1974). Utilizaremos como referencial teórico os seguintes autores: Paulo Cesar de Araújo,Nestor Canclini, Maria Zilda Cury, Julia Kristeva, Emília Nery, Huberto Rohden.

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