Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

Tamanho da fonte: 
PEDAGOGIA DA CASA DE ENSAIO EM PROCESSO DE EXPERIMENTOS ARTÍSTICOS EDUCACIONAIS: ENTRE ERROS E ACERTOS
Emily Ferreira Lucas, Marcos Antônio Bessa-Oliveira

Última alteração: 2019-07-25

Resumo


Este artigo tem como princípio compreender o realizado naCasa de Ensaio (Campo Grande-MS) que vem unindo teoria e prática para desenvolverexperiências corporais para cena a partir de brincadeiras, tendo o Teatro como linguagemartística e que está (re)significando a arte para os sujeitos que praticam modos de fazerTeatro, bem como modos tradicionais de ensinar Teatro, na cena contemporânea. Este artigoplaneja, fazendo um levantamento histórico documental e da metodologia de trabalhodesenvolvida na Casa de Ensaio que usa o Teatro como ferramenta formadora, investigarquais metodologias didático-pedagógicas e/ou referenciais teóricos que sustentam taispossibilidades. Para a realização dos levantamentos históricos e metodológicos da Casa deEnsaio, nossa pesquisa acionará teóricos como: Boal (1982); Cabral (2000); Makarenko(1989) e referências bibliográficas sobre a Casa de Ensaio; além de outros autores que sefizerem necessários. O propósito é entender as metodologias didático-pedagógicas que usamo brincar através do teatro Brincaturas & Teatrices da Casa de Ensaio, servindo-noscomo uma possível proposta epistemológica de ensinar, praticar e pesquisar a arte, dandoformação aos sujeitos participantes do projeto. Portanto, espera-se entender qual é apedagogia da casa e como se desenvolveu esse ensino brincante durante a sua história e nasexperiências artísticas desenvolvidas naquela Casa como método de formação do sujeitoatravés da Arte. A metodologia da casa ainda está em processo de experimentos artísticoeducacionais, sendo assim, já analisamos algumas características da Casa de Ensaio, comopor exemplo, a importância do coletivo, a atuação a partir do e das artesque são as múltiplas linguagens (o teatro, a dança, a música, as artes visuais, ocinema, a literatura, o circo, a performance etc). Abordaremos investigando, então, como ditopor Laís Dória, essa pedagogia que vem sendo construída com erros e acertos.

Texto completo: PDF