Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TRANSLINGUAGEM E INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES SURDOS
Joice Gomes dos Santos, Celia Ortegas de Oliveira, Nelson Dias

Última alteração: 2019-07-25

Resumo


Este estudo versa investigar e refletir sobre as práticas pedagógicas no ensino deciências com estudantes surdos, no que tange à translinguagem, buscando entender como oprofessor trabalha com as duas línguas no contexto de sala de aula e como a LínguaPortuguesa e a Libras (Língua Brasileira de Sinais) estão relacionadas com a educaçãocientífica dos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental. Neste estudo, foi realizada umapesquisa bibliográfica, utilizando os seguintes autores para a fundamentação teórica: Luperini(2013), Pereira (2017), Queiroz, Silva, Macedo e Benite (2010), Ramos, Cardoso e Monteiro(2011), Reis e Silva (2012) e Vizza (2017). Dessa forma, buscaremos então, compreender earticular como se dá o processo de inclusão dos alunos surdos nos anos iniciais do ensinofundamental para com os alunos ouvintes. Sendo assim, o intuito é verificar quais seriam aspráticas que poderiam ser utilizadas pelo professor/pedagogo nas aulas teóricas de ciências,para que o estudante surdo tenha mais condições em relação aos ouvintes, possibilitando oconhecimento e a interação com os acontecimentos da sua comunidade em que está inserido,bem como o reconhecimento e o respeito à Libras. Vale ressaltar que neste processo buscamosretratar como o professor em sala de aula faz o uso da Língua Portuguesa e a Libras paraensinar os alunos surdos. É importante considerar ainda, que o aluno surdo não compreendeum conteúdo em uma língua que ele não domina. Assim, tratamos da translinguagem em quea Língua Portuguesa e a Libras estão envolvidas no ensino de ciências e nas práticaspedagógicas do professor, levando em consideração as peculiaridades e necessidades de cadaaluno.

Texto completo: PDF