Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

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LEITURA SILENCIOSA SUSTENTÁVEL: UM OLHAR SOBRE O “HORÁRIO DA LEITURA”
João Vitor de Oliveira

Última alteração: 2019-07-25

Resumo


Este trabalho teve por objetivo analisar como é desenvolvida a prática com a leitura literária aplicada em sala de aula em comunhão entre alunos, professores e pedagogos. Tendo como base o projeto “Horário da Leitura” de uma escola pública de Curitiba, essa monografia também buscou verificar o alcance do programa no processo de formação do aluno-leitor e, além disso, conferiu o envolvimento de professores de outras áreas de ensino que participam do Projeto de Leitura e que avaliação eles faziam desse. É papel da escola desenvolver a prática leitora e existe um senso comum de que é tarefa do professor de Língua Portuguesa cultivar essa atividade, mas qual a contribuição dos docentes de outras disciplinas para esse ofício? Para constituição dessa análise foram realizados estudos sobre o conceito de leitura, leitura literária, estratégias de leitura, interdisciplinaridade e ainda, as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais (PR), os Parâmetros Curriculares Nacionais e os dados da obra coletiva Retratos de Leitura do Brasil (2012). Na pesquisa-ação de campo, que se desenvolveu em dois momentos, buscou-se delinear o perfil leitor dos estudantes e dos instrutores por meio de questionários que avaliavam qualitativa e quantitativamente a relação desses com o texto literário e que importância tem a literatura em suas vidas (escolares e em casa). Além disso, esse teve o intento de levantar a avaliação dos educandos frente ao “Horário da Leitura” e a preparação dos educadores para aplicá-lo. Essa pesquisa teve como aporte teórico, principal, os estudiosos: COSSON (2014), YUNES (2003), JOUVE (2002), KOCH (2009) e ANTUNES (2009). Os dados coletados apontaram que a iniciativa tem surtido efeito positivo na formação de leitores e no processo de ensino-aprendizagem, e que os mestres, mesmo os de língua portuguesa, não são mediadores de leitura e, portanto, carecem de aperfeiçoamento. Dessa maneira, foram feitas algumas sugestões de melhorias nos encaminhamentos do projeto e quais direções percorrer quando o assunto é a formação do leitor literário com foco em melhorias educacionais.


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