Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

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PRÁTICA DE LEITURA NO ENSINO MÉDIO: A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
Margarete Maria Soares Bin

Última alteração: 2019-07-25

Resumo


Ouve-se, constantemente, as queixas dos docentes de Ensino Médio de que os estudantes não gostam de ler bem, como se observa com a pesquisa de Zoara Failla (2016) alguns dados pertinentes à leitura que vão ao encontro deste tema. Assim, este trabalho tem o intuito de mostrar uma prática de leitura com a finalidade de formar leitores por meio de obras que atendam aos seus interesses, criando laços afetivos com a literatura. Dessa forma, a atividade consiste no acompanhamento de algumas aulas de leitura em uma turma de 2º ano de Ensino Médio. A docente solicitou aos estudantes que escolhessem livros literários para ler e que no dia combinado com eles, todos estivessem lido a obra, sem a preocupação com avaliação e, sim, como fruição, tal como observa Zilberman (1988) quando se refere à literatura como “ uma atitude cujo significado se encerre nela mesma”. Deste modo, no dia determinado, a professora pediu aos educandos que de forma escrita, relacionassem o livro que leram com a sua própria vida e que comentassem sobre a leitura realizada. É preciso oferecer atividades significativas, dar voz aos estudantes para que se tornem críticos. Embora muitos encontrassem dificuldades em falar sobre si mesmos, pois a trajetória escolar, muitas vezes, limitou-se a devolver resumos, a leitura contribui para esses adolescentes, haja vista a escrita de alguns trabalhos: “entrar no mundo da leitura é como entrar em um mundo novo”, nas palavras de um dos participantes. “Me identifiquei com ela, aprendi que devemos ser mais pacientes”, nas palavras de outra participante. O que se constata, conforme Petit (2009) é que “não importa o meio onde vivemos e a cultura que nos viu nascer, precisamos de mediações, de representações, de figurações simbólicas para sair do caos, seja ele exterior ou interior”.


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