Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, IV SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2019

Tamanho da fonte: 
PROJETO ARARAS: RESULTADOS DE UM PROJETO IMPULSIONADOPELO CARÁTER HUMANIZADOR DAS ARTES
Joyce Alves

Última alteração: 2019-07-25

Resumo


O Projeto Araras foi desenvolvido durante o ano de 2018 na cidade de Naviraí-MS e teve como principal objetivo promover a inclusão e a inserção no mundo das artes e do conhecimento da cultura regional e nacional. O mesmo foi desenvolvido com o apoio e participação ativa de professores da Inglaterra vinculados à companhia BATH de teatro e dança. Três professores ingleses e uma brasileira ministraram as oficinas preparadas para um público-alvo composto por alunos de algumas escolas municipais da cidade supracitada com idade entre 12 a 16 anos, em sua maioria, moradores da periferia. Valemo-nos do pensamento de Antonio Candido (2011) no que se refere ao caráter humanizador da literatura e das artes, além de termos consciência de que a experiência artística pode transformar a vida de quem, por vezes, desiste de ter esperança. No caso deste projeto, as artes cênicas contribuíram especialmente na manifestação humana de entrosamento, respeito e habilidade em lidar com situações densas da vida por meio das expressões corporais e verbais. O teatro tende a preparar corpo e mente para situações práticas e cognitivas na vida do sujeito, especialmente a criança e/ou adolescente que se encontra em momento transitório para a vida adulta. Quanto à literatura, buscamos apresentar aos alunos participantes do projeto a literatura sul-mato-grossense, o que também era “novidade” para os professores ingleses. Os resultados foram satisfatórios por um lado e frustrante por outro, tendo em vista que alguns alunos manifestaram mudanças positivas na forma de pensar e agir se comparado ao momento em que ingressaram no projeto. Porém, alguns participantes desistiram das oficinas e a maioria deles usou como justificativa o fato de que eram proibidos de usar roupas curtas e também de fazer uso do celular durante as aulas. Dois alunos de um total de quase oitenta sentiram-se motivados a cursar Artes Cênicas e fazer disso uma profissão. Outros disseram que não serão artistas, mas que o projeto ajudou em habilidades como concentração, memorização, oratória e postura corporal, o que consideramos de grande importância. Além disso, o contato com a língua inglesa motivou os adolescentes a se interessarem mais pelas aulas de inglês a fim de conseguirem se comunicar com os professores visitantes.

Texto completo: PDF