Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2017

Tamanho da fonte: 
MEDIAÇÃO CULTURAL: DIALOGANDO CONCEITOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO
Kelly Queiroz dos Santos, Dora de Andrade Silva

Última alteração: 2017-09-27

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo principal refletir acerca da mediação cultural enquanto uma abordagem metodológica artístico-pedagógica. Para respaldar essa discussão serão apresentados conceitos sobre mediação cultural, tendo como base os estudos de autores de diferentes linguagens artísticas, como: artes visuais, teatro e dança. Essa discussão será atravessada pelas minhas experiências em mediação cultural em dança e teatro e pelos estudos dos autores que compõe a base teórica deste trabalho. O caráter pedagógico da mediação também dirigiu o olhar desta investigação para disciplina de arte no ensino formal, com a expectativa de que o trabalho em mediação possa ser uma potente ferramenta de sensibilização e incentivo à prática de apreciação a obras artísticas, com desdobramentos fundamentais à formação do sujeito. Faz-se fundamental uma reflexão a respeito do sujeito responsável pela ação de mediação, ou seja, neste caso, o professor, observando qual o seu papel e lugar que ocupa no espaço entre o espectador e a obra. É possível perceber o diálogo potente e direto da mediação cultural com o ensino de arte na educação ao relacionar os eixos norteadores deste ensino e aprendizagem – fazer, apreciar e contextualizar – à prática da ação mediadora. Em mediação faz-se necessário um trabalho que anteceda a apreciação da obra, bem como posteriormente, cumprindo assim suas etapas fundamentais, e evitando que visitas a museus, por exemplo, não consistam apenas em passeio para os alunos, mas que de fato possa provocar experiência estética e reflexão artísticas. Diante disso, nesta pesquisa, se apresenta um panorama das práticas de mediação utilizadas regularmente em museus e teatros, bem como as experiências por mim vividas e relatadas, numa abordagem auto etnográfica.

Palavras-chave


Educação; Mediação Cultural; Professor.

Texto completo: PDF