Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2017

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O PNBE E O CÂNONE DA LITERATURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Célia Regina Delácio Fernandes

Última alteração: 2017-09-27

Resumo


Esta comunicação apresenta resultados parciais de uma pesquisa de pós-doutorado, desenvolvida na Universidade Estadual de Maringá (UEM), que objetivou analisar o processo de seleção das obras literárias para o ensino fundamental, do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) nos anos de 2006 a 2014, período histórico que teve o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como órgão responsável pela avaliação pedagógica dos livros de literatura para crianças e jovens a serem selecionados para a composição dos acervos de bibliotecas das escolas públicas brasileiras. Para tanto, utilizou uma abordagem fundamentada nas contribuições da história cultural e da teoria literária, cujo desenvolvimento foi realizado mediante procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais e de bibliografia especializada. Com a finalidade de compreender alguns aspectos do sistema literário por meio das instituições legitimadoras da literatura infantojuvenil, recorreu às fontes documentais, especialmente os editais produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) para o período em questão referente ao Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), iniciado em 1997 e suspenso em 2015. O recorte deste estudo se justificou pelo fato de o PNBE se caracterizar como um dos mais importantes programas de distribuição de obras literárias no Brasil, que visou promover o acesso à leitura literária e à democratização da cultura. Assim, a pesquisa pretendeu compreender a importância das políticas públicas de leitura na constituição de um cânone de obras literárias para crianças e jovens e contribuir para subsidiar a construção da história da literatura infantil e juvenil no Brasil.

Palavras-chave


Políticas Públicas de Leitura; Critérios de Seleção; Literatura Infantojuvenil.

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