Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2017

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UM MERGULHO NA DRAMATICIDADE CAIOFERNANDIANA OU EM BUSCA DA DRAMATURGIA DE CAIO F. PERCORRENDO OS DELINEADOS DE CAIO FERNANDO ABREU EM PODE SER QUE SEJA O LEITEIRO LÁ FORA
Maysa Bernardes Buzzolo

Última alteração: 2017-09-27

Resumo


Assim como a poeticidade é inerente na obra de Caio Fernando Abreu é também inegável a dramaticidade construída em toda sua escrita, - e torna-se essencial que saibamos enxergar os delineados de Caio F. pelas diferentes linguagens que tecem sua trama - porém, ainda pouco se sabe ou se diz sobre sua obra dramática. Trata-se então de uma proposição de um entendimento de sua obra teatral a partir do estudo de sua peça Pode Ser Que Seja Só Leiteiro Lá Fora, sua primeira peça teatral escrita nos primeiros anos da década de 70, em seu exílio pessoal em Londres. A partir de sua leitura e análise, pretende-se compreender sua construção dramática bem como as relações estabelecidas a partir de suas particularidades. A peça é lida à luz de Ball (2009) e, a partir de Rosenfeld (2014) e Prado (2014), pretende-se depreender as relações de suas personagens e sua organização social a partir de suas relações discursivas estabelecidas por meio do que sugeriu Foucault (2012). Ainda com intuito de mergulhar no discurso literário caiofernandiano, sobretudo ao que tange à sua dramaturgia, é preciso valorizar os silêncios que tanto nos dizem e aos que ainda têm algo a nos dizer em sua obra com aporte de Orlandi (1995) e Maingueneau (1996) - observando as particularidades do texto teatral. Por fim, com Bachelard (1993), observaremos a relação no espaço no processo diegético e quais as relações desse espaço refletido em outras obras de Caio F. numa espécie de mise en abyme, no qual o autor cria um universo ficcional em que sua literatura se desenha de diferentes e inúmeras maneiras, formas e gêneros literários, confirmando sua contemporaneidade e evidenciando seu fazer literário e sua maneira de (meta)ficcionalizar sua realidade.

Palavras-chave


Caio Fernando Abreu; Dramaturgia brasileira; Texto-teatral.

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