Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

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AS ESCOLHAS QUE COMPÕEM O BIOS: EIXO, CULTURA E FRONTEIRA EM HELOÍSA BUARQUE DE HOLLANDA 
Nathalia Flores Soares, Edgar Cézar Nolasco

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


A proposta inicial deste estudo visa elaborar um traçado entre a vida da intelectual Heloísa Buarque de Hollanda, relacionando o seu percurso biográfico com as múltiplas escolhas teóricas que abrangem suas obras à luz do recorte epistemológico crítico biográfico fronteiriço. Desde o processo de formação acadêmica até a multifacetada atuação como professora e pesquisadora, passando pela Literatura Marginal, pelo Feminismo e pelos Estudos Culturais.  A pesquisa tem como enfoque, em um primeiro momento, analisar as obras historiográficas da autora, fazendo uma justaposição entre o passado e as recentes manifestações culturais e políticas que estão emergindo no cenário brasileiro, sublinhando aspectos relevantes para a formação estética, sócio-político e cultural do acadêmico de licenciatura em Letras. A visada crítico-biográfica trata de reiterar a circulação de Heloísa Buarque de Hollanda entre as várias esferas institucionais da sociedade percebendo como as questões de cunho pessoal, como as amizades, as paixões, os acontecimentos da vida influem no exercício teórico e autobiográfico da autora. Conclui-se, após montagens e desmontagens desse perfil, o interesse latente de atuação e interferência na sociedade, tendo em vista a tarefa ética conferida ao intelectual de desestabilizar conceitos hegemônicos e excludentes de cultura. Sendo assim, a importância deste trabalho e sua relevância se assentam na perspectiva da diferença que está acertada na fronteiriça. O recorte desta teorização se norteará a partir da autobiografia Escolhas (2003) e pelo livro Impressões de Viagem (1970). No processo de construção do pensamento, o respaldo teórico contará com: Walter Mignolo em Histórias locais/Projetos Globais (2003), Eneida Maria de Souza em Crítica Cult (2002), Hugo Achugar em Planetas Sem Boca (2006) e Cadernos de Estudos Culturais (2011).

 

Palavras-chave: Crítica Biográfica fronteiriça; Autobiografia; Escolhas; Política; Literatura.


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