Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

Tamanho da fonte: 
AS POSSIBILIDADES AMPLIADAS DE LEITURA NA ERA DIGITAL
Margarete Maria Soares Bin, Miguel Rettenmaier da Silva

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


Este resumo visa a apresentação de uma prática de interação literária, com a finalidade de manter, recuperar e angariar leitores por meio daquilo que os jovens vivenciam foram da escola: a tecnologia. Assim, a atividade consiste na leitura de um hiperconto denominado Um estudo em vermelho (2009), obra esta de autoria de Marcelo Spalding, a qual é uma versão do conto, produzida para as mídias digitais. É veiculada pelo uso da internet, fazendo uso do que amplamente é discutido por Katherine Hayles em sua obra sobre Literatura Eletrônica. Deste modo, há que se levar em consideração as implicações dos suportes tecnológicos nesse ato da leitura, não podendo ser considerados apenas como uma mera utilização de aparelhos eletrônicos. A atividade é uma estratégia que pode ser utilizada nas aulas de literatura e permite que aqui se explore as ferramentas tecnológicas, preservando seu caráter literário. A leitura do hiperconto oferece caminhos pré-determinados, nos quais o leitor poderá optar para seguir. Dessa forma, o leitor torna-se um jogador, indo ao encontro do que Lúcia Santaella comenta quando se refere em seus textos, sobre a presença dos games, mesmo quando não aparecem nitidamente como jogos. Além disso, esse hiperconto remete ao personagem Sherlock Holmes cujo livro Um estudo em vermelho propõe um enigma a ser desvendado, semelhante a situação vivenciada neste hiperconto. Vale registra que Dupin é o nome do detetive no hiperconto tal qual a denominação do detetive dos contos de Edgar Allan Poe. Registra-se que o hiperconto é algo novo, em formação, tal qual a Literatura eletrônica, por isso, acredita-se que novas versões deverão aparecer para aprimorá-lo. Por fim, resta dizer, que esta prática aqui apresentada, pretende ser um convite aos professores de Literatura, para utilizarem o hiperconto em sala de aula de forma criativa, na tentativa de conquistar os estudantes, pois esta geração proclama pelo uso da tecnologia na escola.

 

Palavras chave: Literatura; Leitores; Mídias digitais.


Texto completo: PDF