Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÕES DO ESPAÇO EM UMA FAZENDA MODELO
Rebeca Cacho de Souza

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


A presente comunicação é resultado final de uma pesquisa em que se buscou analisar o “espaço” dentro da obra Fazenda Modelo, de Chico Buarque (1976). Para tal análise, buscou-se destacar aspectos que dialoguem e mostrem e quiçá, contraponham, de forma clara, as definições do que é o espaço em três vertentes diferentes, de modo que pudesse haver uma reflexão acerca do local em que os animais se encontravam ao longo da narrativa dentro da Fazenda Modelo – nome da fazenda em que toda a trama ocorre e que nomeia também a obra referida. A saber, os três aspectos analisados foram: a priori o conceito específico de espaço, dentro do campo da geografia a fim de entender a forma física e construção do local, enquanto no segundo momento, buscou-se salientar o que este representa dentro de obras literárias como um todo, ou seja, o espaço literário. Ainda nesse segundo momento, a intenção foi analisar aspectos sociais, psicológicos e figurativos, o que acaba possibilitando que se perceba a presença da utopia na narrativa, representando também o momento em que a obra foi escrita. Por fim, buscou-se costurar tais concepções de espaço e como cada uma delas pode ser perceptível dentro da obra já mencionada. Em outras palavras, houve uma busca pelo entendimento acerca das possibilidades de diálogo entre as duas maneiras de se compreender o espaço, sendo que, em um primeiro momento parece ser o mesmo, mas, ao analisar com maior cuidado é possível perceber a diferença entre a distribuição espacial da fazenda e o que, figurativamente, esta representa.  Para tal análise utilizaram-se os seguintes estudiosos: Cláudio Roberto Duarte (2010), Milton Santos (2008), Oziris Borges Filho (2007), Ernst Bloch (2005), entre outros.

 

Palavras-chaves: Fazenda Modelo; Espaço; Utopia; Chico Buarque.


Texto completo: PDF