Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

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O CORTIÇO, DE ALUÍSIO DE AZEVEDO E SUA ADAPTAÇÃO PARA HQ: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Bruno Pagliosa Branco, Neurivaldo Campos Pedroso Júnior

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


As aulas de Literatura são fundamentais para o processo de formação dos alunos. Nesse sentido Rouxel (apud Dalvi et al., 2013) propõe que uma das alternativas para o professor de Literatura é expor o aluno à diversidade de textos, sejam em gêneros textuais tradicionais como a Poesia, Crônica, sejam novos gêneros como História em Quadrinhos, Autoficção, etc, uma vez que essas manifestações mostram aos aprendizes situações que acontecem ou podem vir a acontecer em seu cotidiano. Sendo assim, essa apresentação tem dois objetivos: Inicialmente comparar o primeiro capítulo do cânone O Cortiço (1890), de Aluísio Azevedo, que mostra as origens de seu protagonista João Romão e o cortiço de São Romão no Rio de Janeiro do século XIX em duas mídias distintas: a primeira sendo em e-book, (s.d) disponível na Biblioteca Nacional do Livro e a versão em História em Quadrinhos (HQ), da coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos (2007). O objetivo é verificar quais seriam os fatores que auxiliariam os alunos em sua habilidade de interpretação de texto pelo viés da Literatura Comparada. Essa pesquisa é qualitativa de caráter etnográfico na qual inicialmente será discutido o conceito de intermídias, baseado em Elleström (apud Clüver, 2007). Será abordada a estrutura do gênero textual História em Quadrinhos fundamentado em Klawa & Cohen (apud Rodrigues, 2013). Em seguida, será debatida uma proposta de se trabalhar, nas aulas de Literatura, a obra de Aluísio de Azevedo e sua adaptação para HQ. Dessa forma, espera-se que essa apresentação leve os expectadores não só a refletirem sobre a metodologia utilizada nas aulas de Literatura, além de considerar a Literatura Comparada como alternativa para aplicação em suas aulas de Literatura.

 

Palavras-chaves: Aula de Literatura; Literatura Comparada; Intermídias; Interpretação de Texto.


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