Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, III SELAC - Seminário de Literatura e Arte contemporânea - 2018

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OS GÊNEROS EM CRÓNICA DE UNA MUERTE ANUNCIADA
Isabel Cristina Gonçalves de França

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


Esta pesquisa investigará as formas pelas quais determinadas características de variados gêneros se deslocam para um mesmo texto, misturando-se de tal forma para criar um novo gênero ainda não nominado. Esses deslocamentos entre gêneros recebem a denominação de transgenericidade e possibilitam a percepção das variações presentes tanto na prosa quanto na poesia. A narrativa eleita para orientar esta investigação é Crónica de una muerte anunciada, novela policial de Gabriel Garcia Márquez, em face das nuanças de gêneros enredadas no construto textual. A produção de Garcia Márquez teve início no jornalismo, com a escrita de crônicas jornalísticas, passando à saga romanesca de Cien años de soledad, até a escrita de seus Doce cuentos peregrinos durante os anos que passou vivendo na Europa. A novela Crónica de una muerte anunciada foi selecionada devido à marcação cronológica dos fatos ocorridos num curto espaço de tempo (antecedentes ao assassinato de Santiago Nasar), o que denota características de uma novela investigativa/romance policial (para usar o termo de Todorov), porém carrega no título a rubrica “crônica”, gênero diverso da proposta desenvolvida ao longo do texto. O tempo se apresenta na perspectiva de mediador da transgenericidade, identificada especificamente nessa obra, e tornou-se o objeto da pesquisa em curso, aliado à ação narrativa. Nessa perspectiva, teremos a possibilidade de utilizar como apoio bibliográfico estudiosos das teorias da narrativa, em especial, acerca das relações entre tempo e espaço; do estudo das crônicas e da transgenericidade, esta última teoria ainda pouco explorada no Brasil, porém em curso especialmente nos países de língua espanhola, como Argentina e Espanha.

 

Palavras-chaves: Crônica; Transgenericidade; Gêneros; Novela.


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