- » Processo de Avaliação pelos Pares
- » Sobre o Evento
- » Submissão e Comunicação Oral
- » Cronograma do Evento
- » CERTIFICADOS
- » INSCRIÇÕES
- » Cronograma de Apresentações de Trabalhos
Processo de Avaliação pelos Pares
A avaliação dos trabalhos foi feita antes e durante o Encontro Científico de 2023 pelos mestrandos e professores convidados.
Sobre o Evento
O II - Seminário do Programa Residência Pedagógica (PRP) e III - Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como tema gerador : UFGD e a Escola - Formação de professores nos programas institucionais PIBID e PRP. O referido evento visa promover a divulgação científica e pedagógica dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da formação de professores em nossa Universidade na edição de 2022/2024 dos programas institucionais PIBID e PRP.
Submissão e Comunicação Oral
Caro participante, criamos um vídeo, na edição anterior deste evento, que pode ser acessado pelo link < https://www.youtube.com/watch?v=ScD4yNsbzGE> para esclarecer qualquer dúvida quanto ao cadastro e submissão no sistema do evento.
Prazos para Submissão de trabalhos: 11/03/2024 à 22/03/2024.
Para o II - Seminário PRP e III - Seminário PIBID da UFGD, a submissão de trabalhos será na modalidade Relato de Experiência (RE).
Normas e submissão de trabalho: Disponível para Download no link: https://docs.google.com/document/d/1OtOwAf54gWHJFPBZ01-CtMi1GXhDW_Wr/edit?usp=drive_link&ouid=107247866275729677215&rtpof=true&sd=true
Normas para submissão do Relato de Experiência (RE):
Título do artigo
(Centralizado, primeira letra em maiúscula, Times New Roman 12pt, negrito, entrelinha simples. Espaçamento antes e depois com 12pt)
Autor 1
Instituição
Id orcid
Autor 2
Instituição
Id orcid
(Times 12 pt, sem negrito, em itálico. Espaçamento antes e depois com 6 pts)
Resumo: Deve conter objetivo, metodologia e principais resultados da experiência apresentada no texto. Não deve conter referências.
(Times New Roman 12 pt, espaçamento simples. Apresentado em um único parágrafo, com alinhamento justificado e, no máximo, 10 linhas).
Palavras-chave: Mesma formatação do resumo. As palavras devem ser separadas por vírgula.
Introdução
Conforme indicado na página do evento, no item normas de submissão de trabalhos, as Comunicações Orais serão apenas na modalidade Relatos de Experiências (RE), cujo limite de paginação é de 04 a 08 páginas, incluindo o resumo e as referências.
Os arquivos devem ser salvos com a extensão “doc” ou “docx” e enviados pela plataforma do evento nos locais indicados, em versão cega – essa versão não pode conter qualquer identificação dos autores no corpo do texto. O arquivo deve ser nomeado com o sobrenome dos autores, por exemplo, Santos_versao_cega. Após os trabalhos passarem pelo crivo dos avaliadores, estes serão encaminhados para os autores para as devidas correções, se necessárias. Os trabalhos corrigidos, devem ser enviados novamente via plataforma do evento, com a identificação dos autores. Os arquivos em formato pdf devem ser nomeados com sobrenome e nome do primeiro autor, como: Santos_Cintia.pdf. Serão aceitos trabalhos com no máximo 8 autores.
(Times New Roman, com tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com recuo de 1,25cm na primeira linha, alinhamento justificado. Todas as páginas devem ser configuradas com margens superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita de 3 cm).
Desenvolvimento
Exposição da experiência de forma ordenada e detalhada. As citações diretas e indiretas devem seguir as normas da ABNT.
(Os subtítulos devem ser inseridos sem numeração, alinhados à esquerda, em Times New Roman, com tamanho 12, em negrito e somente a primeira letra em maiúsculo, com espaçamento antes e depois de 12 pts e espaçamento entre linhas simples).
Considerações Finais
Apresentar as considerações finais e explicitar a relevância da experiência desenvolvida para a formação de professores, inicial ou continuada, e/ou para o ensino e aprendizagem na Educação Básica.
(Times New Roman, com tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com recuo de 1,25cm na primeira linha, alinhamento justificado).
Referências
Devem ser referenciadas apenas as obras e documentos citados no trabalho, as quais devem ser organizados em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, conforme as normas da ABNT. Exemplo:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
Cronograma do Evento
Quinta-feira (11/04/24) - Noturno
Local: Anfiteatro Unidade I - Centro
Horários | Atividades |
16h30 – 19h | Credenciamento |
19h- 19h15min | Cerimônia de Abertura |
19h15min- 19h30min | Atração Cultural |
19h30min-20h | Lançamento e-book PRP |
20h-21h30min | Palestra de Abertura - Aproximações entre a Universidade e a Escola: a formação de professores em debate. Professor Dr. Carlos Vinicius da Silva Figueiredo – Secretário Municipal da Educação de Dourados |
Sexta-feira (12/04/24) - Manhã
Local: FADIR
Horários | Atividades |
08h – 09h30min | Apresentação de Trabalhos |
09h30min - 09h45min | Intervalo |
09h45min- 11h30min | Apresentação de Trabalhos |
Sexta-feira (12/04/24) - Tarde
Local: FADIR
Horários | Atividades |
13h30min – 15h | Apresentação de Trabalhos |
15h-15h15min | Intervalo |
15h15min- 17h30min | Apresentação de Trabalhos |
Sábado (13/04/24) - Manhã
Local: Anfiteatro Unidade I - Centro
Horários | Atividades |
08h – 09h30min | Mesa redonda: Escola e Comunidade |
09h30min - 09h45min | Intervalo |
09h45min- 11h30min | Encerramento: Coordenadoria de Ensino de Graduação: Dr. Mauricio Stefanes |
CERTIFICADOS
Quando estiver disponível os certficados, estes poderão ser acessados aqui.
INSCRIÇÕES
Todos os participantes do evento devem realizar a inscrição por meio do link: https://forms.gle/W81tDqYZGFNZjVnFA
A certificação de participação do evento depende do preenchimento do formulário.
Cronograma de Apresentações de Trabalhos
CRONOGRAMA APRESENTAÇÕES
Car@s participantes,
Encaminhamos algumas orientações para organizar as apresentações dos trabalhos (modalidade Comunicação Oral), que serão realizadas durante sessões no dia 12 de abril de 2024, das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR), localizada na Rua Quintino Bocaiúva, nº 2.100, esquina c/ Manoel Santiago - Jardim da Figueira. CEP 79.824-140 – Dourados/MS.
Todos os apresentadores devem permanecer na sala desde o primeiro horário, independentemente da ordem de apresentação. Acadêmicos que forem chamados a apresentar e que não estiverem presentes serão reordenados para o final da fila de apresentações, dentro da mesma seção de Comunicação Oral.
As apresentações terão 10 minutos de tempo para exposição e 5 minutos para interpelações ou prorrogação, caso não tenha sido suficiente para concluir o tema o tempo previamente estipulado. O mediador da sessão organizará o tempo para questionamentos e debates, conforme o desenvolvimento dos trabalhos.
Em todas as sessões serão disponibilizados notebook e datashow. Além disso, haverá lista de presença, os autores dos artigos devem, no momento da apresentação, conferir se os nomes estão corretos, bem como o título do trabalho; qualquer alteração deve ser solicitada ao mediador. Estas alterações são necessárias para a emissão correta dos certificados.
Para ter acesso aos trabalhos completos que serão apresentados acessem o link: https://ocs.ufgd.edu.br/index.php?conference=seminarios-PRP-PIBIDUFGD&schedConf=II_PRP_III_PIBID&page=schedConf&op=presentations
Para quaisquer esclarecimentos quanto as apresentações entrem em contato no e-mail: pibid.prp.ufgd@gmail.com.
APRESENTAÇÕES PERÍODO MATUTINO
SALAS | APRESENTAÇÕES |
FADIR - Sala de aula n. 101: 08hs às 9:30hs
Mediadora: Professora Dra. Elaine da Silva Ladeia
| Título: Diversidade Cultural em Mato Grosso do Sul: relato da prática de ensino com uso da cartografia social. Autores: Caroline Andressa Momente Melo, Lucilene de Souza Plens, Willian Moreira Costa
Título: A Importância dos Livros Didáticos e o seu Desafio na Prática de Ensino na Escola Indígena Kaiowa Guarani-PIBID. Autora: Aguinalda Paim
Título: O Pibid na Escola Indígena Pancho Romero em Yvykuarusu/Takuaraty – um relato de experiência. Autoras: Jaqueana Benites, Abigail Duarte Vera
Título: Ser professor na teoria e na prática: Experiência do Programa de Residência Pedagógica na E.M Profª. Efantina de Quadros. Autoras: Kelly Cristina Silva Vieira, Adriana Aparecida Pinto, Francielly A. B. Teixeira
Título: O programa de Residência Pedagógica na contribuição dos saberes indígena na escola para formação de professores indígenas Autores: Raquel Locário De Lima, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine Da Silva Ladeia
Título: Rotação por estações sobre a Radioatividade como metodologia ativa no Ensino de Química no Ensino Médio. Autores: Carlos Leonardo Pereira Leguizamon, Eduardo de Barros Frich, Maria Julia Barroso Rodrigues, Juliana Rodrigues Ferraz, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto |
INTERVALO: 09h30min às 09h45min | |
FADIR - Sala de aula n. 101: 09h45min às 11h30min
Mediadora: Professora Dra. Elaine da Silva Ladeia
| Título: Desafios enfrentados na Agricultura Camponesa do Assentamento Palmeiras em Nioaque-MS. Autores: Rodrigo Simão Camacho, Graciela Alves Carminatti, Guelry Fernandes Ocampos
Título: A Importância do PIBID na inserção do futuro educador no contexto escolar Autora: Fatima Janete Rocha Ramos
Título: Experiências no Ensino de História Através do Programa de Residência Pedagógica: Materiais Didáticos e suas Influências Autoras: Emilly Cruz de Oliveira, Evelyn Cruz de Oliveira, Adriana Aparecida Pinto
Título: Relato Experiencia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência: uma aproximação do formando no âmbito escolar Autoras: Taynara Morales, Lauriene Seraguza Olegario e Souza
Título: Experiências do Programa Residência Pedagógica História UFGD junto a Escola Municipal Neil Fioravante em Dourados – MS Autores: Sara Rayssa Torres Dos Santos, Tiago Da Silva Zorzi, Leise Regina De Souza Vieira |
SALAS | APRESENTAÇÕES | |
FADIR - Sala de aula n. 102: 08hs às 9:30hs
Mediador: Professor Dr. Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
|
Autores: Ana Paula Galdino da Silva, Vitória da Silva Condi, Isabela dos Santos Reis
Título: O programa Residência Pedagógica e a minha formação como professor indígena Autores: Erasmo de Souza, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro Título: Estudo das Classificações das Reações Químicas por Intermédio de Mapa Mental Autores: Emilly Luiza Cabreira Campos, Camila Souza Brum Silva, Ademir de Souza Pereira Título: Relatos do Programa Residência Pedagógica e as contribuições para o fortalecimento da Língua Materna Indígena Autores: Wanir Duran, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Um relato sobre as experiências do PRP no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu (FAIND/UFGD) Autores: Shirley Li Quevedo Oliveira, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Explorando as Concentrações de Soluções: Um Experimento no Cursinho Pré-Vestibular Popular da ADUF Autores: José Leonardo Benagio Campos, Yasmin de Lima Santos Santos, Micael Sanches Manoel, Alison Iwazaki Freires, Ademir de Souza Pereira
| |
INTERVALO: 09h30min às 09h45min | ||
FADIR - Sala de aula n. 102: 09h45min às 11h30min
Mediador: Professor Dr. Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
| Título: Promovendo o Protagonismo Feminino nas Ciências: Relato de uma Abordagem dinâmica do jogo Perfil adaptado Autores: Mayara Oliveira Vilalba, Aline Domingues, Antônio Francisco Braz Neto, Érica Silva, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto
Título: Rotação por estação: uma proposta didática para abordar o conceito de radioatividade Autores: Anne Karoline Alberto, Lorvia Carmem Ortiz, Keila Batista Dias, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos
Título: Exploração interpretativa no ambiente educacional: vivência no Programa de Residência Pedagógica em Biologia da UFGD. Autores: Rafael Lopes Lopes de Oliveira, Heloize Maia dos Santos, Diego Marques da Silva Medeiros, Michelli Cristine Nunes Facholi
Título: As experiências do Programa Residência Pedagógica nas escolas Ñande Reko Arandu e Mbo’eroy Arandu Autores: Cleunice Toral, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine da Silva Ladeia
Título: As contribuições do PRP na Educação Escolar Indígena da Aldeia Taquaperi Autores: Michel Gomes Rocha, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
|
SALAS | APRESENTAÇÕES |
FADIR - Sala de aula n. 104: 08hs às 9:30hs
Mediador: Professor Dr. Walter Roberto Marschner
| Título: Tecendo Aprendizagens: Atravessamentos pessoais partir do PIBID Autores: Ana Paula Galdino da Silva, Igor Gabriel Freiro Alves, Bruna Fernanda Barros, Mariana Leite Morais
Título: As experiências do PRP e a relevância dos livros bilíngues e interculturais na escola indígena Autores: Hernani Cáceres, Vera Rosana Gonçalves, Erika Moreira Benites, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine da Silva Ladeia
Título: Relatos do PRP e as contribuições desse projeto para formação docente indígena Guarani e Kaiowá Autores: Ezequiel Assis Morais, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Experiência da docência na graduação Autora: Alessandra Zardin
Título: Relato de Experiencia: Residência pedagógica e a inclusão nas aulas de educação física. Autores: Leandro Araujo, Adriele da Cunha Martins Luiz, Daniely Oliveira Pereira
Título: O Processo de formação docente e aprendizagem pedagógica através do Programa de Residência Pedagógica Autoras: Izabela Fokura Lima, Adriana Aparecida Pinto
|
INTERVALO: 09h30min às 09h45min | |
FADIR - Sala de aula n. 104: 09h45min às 11h30min
Mediador: Professor Dr. Walter Roberto Marschner
|
Título: Da Estrutura Atômica à Revolução Científica: Regência em sala de aula Autores: Diego Henrique Afonso, Carlos Eduardo Moreira Cubas, Camila Souza Brum Silva, Ademir de Souza Pereira
Título: Reflexões sobre o Impacto da Segmentação por Desempenho na Educação Autores: Hainel Dronov Cavalcante, Emilly Souza Monteiro
Título: As experiências da Residência Pedagógica na formação de professores indígenas no município de Paranhos - MS Autores: Tomas Vera, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine da Silva Ladeia
Título: A Etnomatemática presente na confecção das redes indígena do povo Kaiowá Autores: Reigineide Perito Concianza, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Extração de DNA de banana para o ensino de Biologia: uma experiência de Residência Pedagógica Autores: Mateus Vinicius Teles Lima, Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Thais Pereira Fonseca Ferreira, Diego Marques da Silva Medeiros, Washington Reginaldo Yukishique Kubo
|
SALAS | APRESENTAÇÕES |
FADIR - Sala de aula n. 105: 08hs às 9:30hs
Mediadora: Professora Dra. Vivian dos Santos Calixto
| Título: Relatos da sala de aula: primeiros contatos Autores: Alexandre Luiz Porto Junior, Anna Gabriella Rodrigues Ferreira Prudêncio, Beatriz Claro Aguero, Geisiane Araújo da Silva, Larissa dos Santos Catonho, Marcos Paulo Mattos Oliveira, Mariane França Carneiro, Morgana Lirio Domiciano
Título: As histórias, a Língua Materna e a Educação escolar indígena como caminho de luta do povo Guarani Autores: Valmir Diquelme Martins, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Ações do Programa Residência Pedagógica na área de Matemática na escola indígena de Sassoró Autores: Cleidiane Salina Torre, Rosilene Gomes Nunes, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine da Silva Ladeia
Título: Diário PRP Autores: João Gabriel Pereira Martins, Diego Marques da Silva
Título: Relato de experiencia PIBID 2023\2024 Autora: Rayane Campos Ferreira
Título: Exploração interpretativa no ambiente educacional: vivência no Programa de Residência Pedagógica em Biologia da UFGD. Autores: Heloize Maia dos Santos, Rafael Lopes de Oliveira, Michelli Cristine Nunes Facholi Bendassolli, Diego Marques da Silva Medeiros Correio
|
INTERVALO: 09h30min às 09h45min | |
FADIR - Sala de aula n. 105: 09h45min às 11h30min
Mediadora: Professora Dra. Vivian dos Santos Calixto
| Título: Educação Física: Atividade Física e sua Aprendizagem com a Inclusão Autores: Camila Gabriele Oliveira, Jacqueline da Silva Nunes
Título: Um olhar para as experiências do PRP no curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Faculdade Intercultural Indígena Autores: Jessica Quevedo Oliveira, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine Da Silva Ladeia
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA: Residência Pedagógica e os impactos na formação docente Autores: Laura Niz dos Reis, Hemily Rodrigues Silva, Lucas Gonçalves Pedrozo, Bruno Ponciano e Jacqueline da Silva Nunes
Título: Programa Residência Pedagógica e Ensino da Cartografia Social na Escola do Campo Prof.ª Tertulina Martins de Oliveira Autores: Rodrigo Simão Camacho, Graciela Alves Carminatti
Título: Regência na aula de química sobre a Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos Autores: Amanda de Almeida, Vitor Augusto Berni Peres, Adriana Letícia Montiel, Haroldo Marques Goncalves, Ademir de Souza Pereira
|
SALAS | APRESENTAÇÕES |
FADIR – Auditório 01: 08hs às 9:30hs
Mediador: Professor Dr. Márcio Mucedula Aguiar
| Título: Um relato de experiência sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) Autores: Andrielle Silva, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Um relato de experiência que a participação no Programa de Residência Pedagógica a partir dos livros didáticos e paradidáticos produzidos por comunidades indígenas Autores: Anália Reginaldo Gomes, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Relato de Experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência: uma aproximação do formando no âmbito escolar Autoras: Taynara Morales, Lauriene Seraguza Olegario Souza
Título: Vivências escolares por outro olhar Autora: Kamily Vitória Dourado da Silva
Título: Júri Simulado: Uma Metodologia Ativa para o debate sobre Agrotóxicos no Ensino Médio Autores: Iris da Silva Gomes, Julli Adna Figueira, Poliana Almeida, Juliana Rodrigues Ferraz, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto
|
INTERVALO: 09h30min às 09h45min | |
FADIR - Auditório 01: 09h45min às 11h30min
Mediador: Mediador: Professor Dr. Márcio Mucedula Aguiar
| Título: Programa Residência Pedagógica na Aldeia Sassoró: Uma Síntese Dos Relatos De Experiências Autores: Luiz Carlos Montiel, Viviane Fernandes, Mireli Samorio Borvão, Sara Duarte Urtado, Adrieli Gomes Gonçalves
Título: Uma experiência do Programa Residência Pedagógica no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu Autores: Jaquielison Da Silva, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: O Programa Residência Pedagógica na Escola do Campo Luiz Carlos Sampaio: Cartografia Social e Descarte do Lixo Reciclável Autores: Rodrigo Simão Camacho, Graciela Alves Carminatti, Josiane Gonçalves Da Silva
Título: Era Uma Vez En La Fronteira Pibidiana Autores: Heloisa Pajeu Sampaio Pajeu Sampaio, Isabela Teles Pereira, Maria de Fátima Serafim da Silva, Mariana Luz Bento, Paulo Otávio Ribeiro Delgado, Vanessa Lopes Ribeiro
Título: Caracterização da Aldeia Rancho Jacaré no Município de Laguna Carapã -Ms Autores: Tony Elias Lopes Ribas, Rodrigo Simão Camacho, Eliezer Franco, Marieide Alziro, Marilene Aquino, Ginaldo Cavalheiro, Rosiane Fernandes
|
SALAS | APRESENTAÇÕES |
FADIR – Auditório 02: 08hs às 9:30hs
Mediadora: Professora Dra. Jacqueline da Silva Nunes
| Título: Um olhar para o Mitã kambyryru jere - coalho virado na terra indígena Panambizinho – Dourados – MS Autores: Cleide da Silva Pedro, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Residência Pedagógica nos cursos de Pedagogia e Educação Física na Escola Municipal Aurora Pedroso Camargo. Autores: Vinícius Montalvão Melo Zoffoli de Aguiar, Glaucia Aparecida Ferreira de Assunção, Jacqueline da Silva Nunes, Cariel Freitas Araujo, Gabrielly Rodrigues Feitosa
Título: Relato de experiência do Programa Residência Pedagógica na escola Adriano Pires da terra indígena Pirajuí – Paranhos/MS Autores: Rosangela Pires, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Programa Residência Pedagógica Na Aldeia Sassoró: Uma Síntese Dos Relatos De Experiências Autores: Viviane Fernandes, Luiz Carlos Montiel, Mireli Samorio Borvão, Sara Duarte Urtado, Adrieli Gomes Gonçalves
Título: Caça ao tesouro: balanceamento químico por meio da ludicidade Autores: Polyana de Sá Fialho, Eduardo da Silva Bueno, Keila Batista Dias, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos
|
INTERVALO: 09h30min às 09h45min | |
FADIR - Auditório 02: 09h45min às 11h30min
Mediadora: Professora Dra. Jacqueline da Silva Nunes
| Título: Desafios dos povos Guarani e Kaiowá na produção de sementes tradicionais na reserva indígena Te’ Yikue/MS Autores: Edmar Manoel, Vanusa Rodrigues Horas, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: As experiências do PRP nas contribuições da formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá em Dourados/MS Autores: Leninha Hilton, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Dificuldade dos alunos indígenas no ensino médio, da aldeia Yvykuarusu e Takuaraty, Paranhos/MS Autores: Elizangela Fernandes, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Relato de Experiência do Programa Residência Pedagógica na Licenciatura em Educação do Campo Autores: Jocilene Correa, Matheus de Souza Araújo, Rodrigo Simão Camacho
Título: Experiências de ensino e a formação de professores de História em Programas Institucionais – a semana da consciência negra. Autoras: Claudia Renata Faleiro, Michele Melo Martins, Adriana Aparecida Pinto
|
APRESENTAÇÕES PERÍODO VESPERTINO
SALAS | APRESENTAÇÕES |
FADIR - Sala de aula n. 101: 13h30 min às 15h
Mediador: Professor Dr. Fernado Cesar Ferreira
| Título: Potencial do PRP para a formação docente: o caso do PRP Bio/UFGD. Autores: Diogo Gomes Arnold, Diego Marques da Silva
Título: As contribuições do PRP para o Estágio Supervisionado do curso de licenciatura intercultural indígena Teko Arandu Autores: Odina Duarte, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine Da Silva Ladeia
Título: As contribuições do PRP na Formação de professores indígenas na escola da Reserva Sassoró. Autores: Waneide Garay Duarte, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine Da Silva Ladeia
Título: Residência pedagógica e cartografia social: relato de experiências sobre problemas destacados por moradores do Assentamento Itamarati II – Ponta Porã Autores: Leandro Darc da Silva, Raquelina Dias de Oliveira, Lairoi Da Silva Toledo, Elisandra da Silva Toledo, Simonez Mariano dos Santos
Título: O Programa Regência Pedagógica na Educação do Campo: Interdisciplinaridade e Realidade do Estudante como parte Constitutiva da Prática Docente Autores: Antonio Francisco de Oliveira, Matheus de Souza Araujo, Rodrigo Simão Camacho
Título: Vivências Transformadoras dentro do PIBID Autores: Anderson Souza dos Anjos, Heloiza Mariano Tenório, Millena Ferreira de Oliveira, Isabela Ferrari Julio, Vanessa Lopes Ribeiro |
INTERVALO: 15h às 15h15min | |
FADIR - Sala de aula n. 101: 15h15min às 17h30min
Mediador: Professor Dr. Fernado Cesar Ferreira
| Título: Espaço e caminho de conhecimento na reciprocidade da vida cotidiana, numa educação escolar, juntamente com ajuda e apoio da Universidade Federal da Grande Dourados Autores: Marcilene Martins Lescano, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: A relevância do Programa Residência Pedagógica para minha formação enquanto professor indígena na aldeia Pirajuí Autores: Hugo Cáceres Pires, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Relato de Experiência do Programa Residência Pedagógica em Escola do Campo: Formação de Professores, Cartografia Social e Sustentabilidade Autores: Matheus de Souza Araujo, Rodrigo Simão Camacho, Antonio Francisco de Oliveira, Erica Lescano dos Santos, Jocilene Correa, Bianca Meiriely Morais Inacio Gonçalves
Título: Ligações Quimicas por meio de Rotação por Estação: um relato do pibid/ufgd Autores: Julio Vieira Rodrigues, Kamilla Mirian Lopes dos Santos, Keila Batista Dias, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto
Título: Observar para aprender Autores: Alandisson Conceição Santos
|
SALAS | APRESENTAÇÕES |
FADIR - Sala de aula n. 102: 13h30 min às 15h
Mediador: Professor Dr. Irio Valdir Kichow
| Título: Um olhar para a Licenciatura Intercultural Indígena e o Magistério não indígena na formação de professores Guarani e Kaiowá. Autores: Silvânia Fernandes, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine da Silva Ladeia
Título: Relatos das experiências do PRP na formação de uma professora indígena Kaiowá Autores: Karolaine Benito Pedro, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine Da Silva Ladeia
Título: Acadêmicos e futuros docentes na rede de ensino. Autor: Everton Lopes Martinez
Título: Início de uma jornada rumo a docência Autor: Felipe Carvalho de Jesus
Título: UFGD e a Escola – Formação de professores nos programas institucionais PIBID e PRP. Autor: Artemio Guilherme Bezerra Rolin
|
INTERVALO: 15h às 15h15min | |
FADIR - Sala de aula n. 102: 15h15min às 17h30min
Mediador: Professor Dr. Irio Valdir Kichow
| Título: A Química do Sabão por meio de uma atividade experimental no ensino de química. Autores: Ana Walkilaine Barbosa do Nascimento, Maria Eduarda Perrud, Haroldo Marques Gonçalves, Ademir de Souza Pereira
Título: O programa Residência Pedagógica (PRP) e os relatos de experiência nas vivências acadêmicas. Autores: Eládio Benites Aranda, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
Título: Experiências do Programa Residência Pedagógica História UFGD junto a Escola Municipal Neil Fioravante em Dourados - MS Autores: João Felipe Ramos Teles, Carlos Eduardo Calixto Lima, Reginaldo Gonçalves de Lima, Leise Regina de Souza Vieira
Título: Minhas experiências do Programa Residência Pedagógica e as contribuições para a Educação Escolar Indígena Autores: Clarice Torres, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine da Silva Ladeia
Título: Integração Escola-Universidade: Uma Abordagem Empírica para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências na Educação Básica Autores: Adriano dos Santos Piornedo, Diego Marques da Silva Medeiros, Carlos Henrique Machado de Almeida, Isis de Oliveira Almeida, Julia Gonçalves de Almeida, Kassiana Borges de Oliveira
|
SALAS | APRESENTAÇÕES |
FADIR - Sala de aula n. 104: 13h30 min às 15h
Mediador: Professor Dr. André Luís Freitas da Silva
| Título: Aula Temática Sobre Acidentes Radioativos: Relato De Experiência Pibid Química UFGD Autores: Ronald Alves Miguel, Ana Carolina Manvailer Siqueira, Delciana Fernandes, Maria Martins Greff Benites Tereza, Erica da Silva Cristina, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos
Título: Relato de experiência do PIBID Geografia/Sociologia 2023 /2024 Autora: Lívia dos Santos Galindo
Título: Workshop de construção de infográficos dos Povos originário do MS: Guarani Kaiowá, Guató, Kadiwéu e Terena Autores: Amanda Gabrielle Miranda Barreto, Edvim Lourenço Costa Moreira Borges, Caroline Andressa Momento Melo, Camila Riboli Rampazzo, Flavia Domingos Gabriela Silva, Bruno Jose Rodrigues Frank
Título: Educação e práticas de liberdade: relato sobre experiências do subprojeto Arte do PIBID/UFGD (2022-2024). Autores: Igor Emanuel de Almeida Schiavo, Ana Paula Galdino da Silva, Alexandre Luiz Porto Junior, Vanessa Lopes Ribeiro
|
INTERVALO: 15h às 15h15min | |
FADIR - Sala de aula n. 104: 15h15min às 17h30min
Mediador: Professor Dr. André Luís Freitas da Silva
| Título: Olhares sociológicos e geográficos sobre o fenômeno da globalização: relato de uma experiência pedagógica Autor: Miriam Além Vicente, Rodrigo Novais de Menezes, Emily Theissa Rosa de Souza, Marcia Cristina Arguelho Mendes, Valério Catellan Wolobueff da Silva
Título: Rotação por estações na educação inclusiva por meio de atividades experimentais no ensino de química Autores: Thaís Castro Silva Ribeiro, Taís Alves de Almeida, Alison Iwazaki Freires, Ademir de Souza Pereira
Título: Experimentos investigativos como ferramenta de ensino de Ácidos e Bases: um relato de experiência no PIBID Autores: Geniffer Gimenes da Silva, Paulo Ribeiro dos Santos Junior, Keila Batista Dias, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto
Título: Utilizando a Atividade “Passa ou Repassa” para revisão de conteúdos de Química: relato de experiência PIBID-UFGD Autores: Jaqueline Ortiz Alves, Kamilla Mirian Lopes dos Santos, Keila Batista Dias, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos
|
Tema - UFGD e Escola: Formação de professores nos programas institucionais PIBID e PRP