GT 1 Modos de habitar e territorialidades guarani
Sustentabilidade, Produção Agrícola e Reciprocidade entre os Kaiowá e Guarani na Aldeia Bororo, Dourados/MS | RESUMO TRABALHO COMPLETO |
Maristela Aquino Insfram, Rosa Sebastiana Colman |
Roças Tradicionais: sua mística e suas técnicas | RESUMO TRABALHO COMPLETO |
Marcilene Martins Lescano, Rosa Sebastiana Colman, Veronice Lovato Rossato |
Óga Pysy Jejapo: a construção coletiva da casa de reza na Te’yikue. | RESUMO |
Eliel Benites, Lídio Cavanha |
Soberania alimentar e cultural: valorização do conhecimento tradicional através do incremento à biodiversidade entre os Kaiowá de Cerro’i | RESUMO TRABALHO COMPLETO |
Jerusa Cariaga Alves, Arnulfo Morinigo Caballero |
A importância dos povos Guarani e Kaiowá para a conservação ambiental | RESUMO TRABALHO COMPLETO |
Jhersyka da Rosa Cleve |
Os Guarani e o direito ao centro da terra | RESUMO |
Manuel Munhoz Caleiro |
GT 2 Corporalidade, regimes de conhecimento e produção da pessoa guarani
Mediadores cosmológicos: modos e relações entre os Pataxó, as matas e os caboclos | RESUMO |
Antonio Augusto Oliveira Gonçalves, Sekuai Braz da Conceição Pataxó |
GT 4 Modos de conhecer guarani e a educação escolar
A ESCOLA COMO FERRAMENTA DA LUTA GUARANI E KAIOWA: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS EM RETOMADAS NO MS | RESUMO TRABALHO COMPLETO |
Hildyanne Teixeira Costa Cruz |
AVA REKO/AVA IME: CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENA DE UMA ESPAÇO ESCOLAR DE CAMPO GRANDE/MS | RESUMO TRABALHO COMPLETO |
DANIELE G. Colman, CARLOS M. N. VIEIRA |
A Escola enquanto Arapuca: esperança e descaminhos | RESUMO TRABALHO COMPLETO |
Ivan Rodrigo Conte |
Autônoma, Diferenciada e Bilíngue? Diagnóstico de uma Escola Indígena | RESUMO |
Isidéria Carmona, Adriana Oliveira de Sales |
GT 5 Artes guarani
Mbaraka e Ravé: Instrumentos Guarani Mbya | RESUMO |
José Calixto Kahil Cohon |
O rap ameríndio e os Outros: estratégias de visibilidade e de produção de relações e diferenças dos jovens Kaiowá - Dourados MS | RESUMO TRABALHO COMPLETO |
Rodrigo Amaro de Carvalho |
GT 6 Formas da política entre coletivos guarani
"Conhecemos tudo que é regra de luta" - relações entre retomadas indígenas e mobilidades Guarani e Kaiowá, no sul do MS. | RESUMO |
Elis Fernanda Corrado |
Igual a ser um che angyru : o possível conceito de etnosensibilidade, ou o sensível na pesquisa de campo. | RESUMO TRABALHO COMPLETO |
Yan Leite Chaparro, Eliezer Martins Rodrigues, Josemar de Campos Maciel |
Tema - UFGD e Escola: Formação de professores nos programas institucionais PIBID e PRP