Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Seminário do Programa de Residência Pedagógica e III Seminário do PIBID

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Rotação por estações na educação inclusiva por meio de atividades experimentais no ensino de química
Thaís Castro Silva Ribeiro, Taís Alves de Almeida, Alison Iwazaki Freires, Ademir de Souza Pereira

Última alteração: 2024-04-06

Resumo


O presente trabalho consistiu na elaboração de uma sequência didática envolvendo experimentos sobre o conteúdo de termoquímica, de forma específica as reações endotérmicas e exotérmicas e que foi realizado com uma estudante com deficiência intelectual. A metodologia utilizada foi rotação por estações, pertencente ao ensino híbrido. Foram montadas cinco estações no laboratório de química da escola e em cada estação, havia um roteiro para realização da atividade. Devido à dificuldade que a aluna apresentava com leitura e escrita, durante cada estação as residentes faziam a leitura e explicação da atividade. A utilização desta metodologia de ensino proporcionou a aluna um maior aprendizado referente ao conteúdo de termoquímica e ao trazer experimentos, foi possível que a mesma compreendesse que a química está presente em situações do seu cotidiano.

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