Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Seminário do Programa de Residência Pedagógica e III Seminário do PIBID

Tamanho da fonte: 
Estudo das Classificações das Reações Químicas por meio de Mapa Mental
Emilly Luiza Cabreira Campos, Camila Souza Brum Silva, Ademir de Souza Pereira

Última alteração: 2024-04-06

Resumo


A temática das reações químicas pautadas na disciplina de química no segundo ano do ensino médio é caracterizada como difícil. Pensando nos primeiros contatos dos alunos com as classificações de reações, foi desenvolvido por intermédio do Programa Residência Pedagógica (PRP) e com a orientação da professora preceptora, um estudo guiado através de um mapa mental associando o conteúdo com exemplos do cotidiano, como forma de tornar a atividade de aprender mais lúdica. A devolutiva por parte dos estudantes foi positiva, muitos gostaram da maneira que a matéria foi abordada, objetiva mas sem ser maçante. A utilização de diferentes métodos de aprendizagem além de aproximar professor/aluno, favorece um ambiente de diálogo e pensamento crítico.

Texto completo: PDF