Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I-Seminário do Programa Residência Pedagógica, II-Seminário do PIBID e II-Seminário do Fórum das Licenciaturas da UFGD

Tamanho da fonte: 
O CONTATO COM A DOCÊNCIA DE MANEIRA REMOTA EM MEIO À RESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO E DIANTE DA PRIMEIRA PANDEMIA MUNDIAL DO SECULO XXI
Umberto de Andrade Filho de Andrade Filho, Flaviana Gasparotti Nunes

Última alteração: 2023-03-06

Resumo


No mês de março de 2020, foram suspensas as aulas presenciais da rede de ensino do estado devido à difusão da COVID-19. A Secretaria de Estado de Educação (SED) adotou como alternativa às aulas presenciais as atividades pedagógicas complementares (APCs) de maneira remota para cumprimento do calendário escolar. Assim, o presente relato discorre sobre algumas experiências ocorridas no processo de elaboração dessas atividades, especificamente,  a atividade pedagógica complementar (APC) sobre racismo que foi proposta aos estudantes do 2º  ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso localizada no município de Dourados/MS. Durante esse processo, foi possível experienciar algumas dificuldades gerais ocasionadas pela falta de suporte técnico, ferramentas, recursos, materiais didáticos e devolutiva dos estudantes.