Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, I-Seminário do Programa Residência Pedagógica, II-Seminário do PIBID e II-Seminário do Fórum das Licenciaturas da UFGD

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Análise de conteúdo segundo Laurence Bardin no contexto da pandemia: uma avaliação, no ensino médio, de conceitos de genética do sistema ABO
Sarah Lam Orué, Flávio Verona Casado, Diego Marques da Silva Medeiros

Última alteração: 2023-03-01

Resumo


Em 2021, pelo Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Grande Dourados, desenvolveu-se uma investigação que teve o objetivo de analisar e avaliar o desempenho de estudantes de duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul e em ensino remoto (devido à pandemia de COVID-19) a partir de questionário sobre o tema genética do sistema ABO. As questões foram do tipo dissertativas, onde o tema abordado já havia sido trabalhado no semestre anterior por meio do ensino remoto. Realizou-se Análise de Conteúdo e os critérios de análise foram estabelecidos em três categorias: “satisfatório”, onde espera-se que o estudante seja capaz de responder utilizando conceitos de genética clássica envolvendo o tema sistema ABO e consiga relacionar os genótipos obtidos com os fenótipos correspondentes ao tipo sanguíneo; “razoável”, em que espera-se que o estudante seja capaz de relacionar os genótipos aos fenótipos; e “insatisfatório”, quando o estudante não consegue empregar conceitos de genética na resolução do problema. Ao todo, 34 estudantes responderam ao questionário e aproximadamente 8.8% obtiveram respostas satisfatórias, 41.2% razoáveis, e 50% insatisfatórias. Em vista dos resultados obtidos, é possível perceber que grande parte dos estudantes não conseguiu associar corretamente conceitos como genótipos e fenótipo. Apesar de uma análise preliminar, é notável que o ensino remoto não alcançou um bom resultado nas questões avaliadas. Para uma análise profunda, outros condicionantes devem ser considerados, entretanto, podemos inferir que o distanciamento do estudante com a rotina escolar e a mediação com o professor podem ter sido a causa do insucesso no instrumento proposto, visto que o acompanhamento pedagógico cotidiano pode ser ferramenta importante na construção do conhecimento dos estudantes.