GT 1- GÊNERO E GERAÇÃO EM SOCIEDADES INDÍGENAS
Masculinidades em conflito nas missões jesuíticas com indígenas | |
Antonio Dari Ramos |
ENTRETEMPOS: OS JOVENS KAIOWÁ E GUARANI E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA | |
Célia Maria Foster Silvestre |
Mulheres Terena da Aldeia Brejão T.I. Nioaque: Construção social e de gênero. | |
Daniele Lourenço Gonçalves, Amon-rá Antunes Bandeira de Melo |
Mitãkarai: batismo de crianças guarani ñandeva no tekoha Potrero Guasu, município de Paranhos, MS | |
Davi Benites |
OS GUARANI KAIOWA DA ALDEIA GUAPO’Y E O TRABALHO NOS CANAVIAIS | |
Elk Kelly Francismara Rodrigues, Célia Maria Foster Silvestre |
A saúde da mulher Kaiowa nos dias atuais na Paraguasu | |
Janes Romero |
Dificuldades das mulheres Guarani e Kaiowa para concluir os estudos | |
Kelly Duarte Vera |
Notas sobre sexualidades e modos de resolução de conflitos entre os Kaiowa e Guarani | |
Lauriene Seraguza |
OS AVANÇOS DAS MULHERES TERENA NO CAMPO DE REPRESENTAÇÃO SOCIOPOLÍTICO | PDF Trabalho Completo |
Lindomar Lili Sebastião |
Gestação e Parto na perspectiva das Jarýi e das Agentes Indígenas de Saúde (AIS) | |
Mariana Pereira da Silva |
Mulheres Kaiowá e Guarani: invisibilidade e pertencimento | PDF Trabalho Completo |
Marlene Ricardi de Souza |
A iniciação feminina no contexto escolar Kaiowa Panambizinho: mitã kunhã ikoty onhemondya | |
Tania Fatima Aquino |
Quem somos “nós”? Um ensaio antropológico de inspiração feminista sobre “eutras” no ensino superior | Resumo Trabalho Completo |
Nívia Maria Trindade dos Santos, Fernanda de Souza Fernandes, Noêmia dos Santos Pereira Moura |
GT 2- TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES INDÍGENAS
NOTICIAS DO VALUTO: PRESENÇA E RESISTÊNCIA INDÍGENA NA BACIA DO RIO DAS CINZAS | |
Aluizio Alfredo Carsten |
ÁRVORES NATIVAS NO PIRAJUÍ | |
Beatriz Vera |
Uma análise da dinâmica social da reserva de Amambaí por via de conflito entre as Famílias kaiowá e Guarani | |
Celuniel Aquino Valiente |
Alterações da paisagem e território ambiental: uma introdução à influência no ñande reko dos Guarani e Kaiowá | Resumo Trabalho Completo |
Elâine da Silva Ladeia |
Teko, Tekoha ha Ñe’ẽ como Fundamento da Educação Kaiowá Guarani. | Resumo Trabalho Completo |
Eliel Benites |
Terra Indígena Tekoá Mirim: Dissonâncias entre a Fala Mbyá Guarani e a Voz do Estado | Resumo Trabalho Completo |
Fábio do Espírito Santo Martins |
COMUNIDADE INDÍGENA APYKA’I: FORMAS DE ACOMODAÇÃO E PRECONCEITO | Resumo Trabalho Completo |
Hildyanne Teixeira, Aline Castilho Crespe |
Etnobotânica: finalidade de uso das espécies presentes nos Quintais Agroflorestais da Reserva Te’yikuê, Caarapó – MS | Resumo Trabalho Completo |
Jerusa Cariaga Alves |
Etnografia das crianças Kaiowá da aldeia Laranjeira Ñanderu: a importância do território para a retomada das práticas culturais | Resumo Trabalho Completo |
Jéssica Maciel de Souza, Antonio Hilário Aguilera Urquiza |
O nosso lugar é tudo isso, o que a gente vê e não vê! O tekoha para os Guarani e Kaiowá em diálogo com o conceitos de território | Resumo |
Juliana Grasiéli Bueno Mota |
O PROGRAMA MOSARÁMBIHÁRA: semeadores do bem viver Kaiowá | Resumo Trabalho Completo |
Eliel Benites, Gilmar Galache, Renata Oliveira Costa |
DIVERSIDADE DE POVOS E FORMAS DE PRESENÇA INDÍGENA NO TERRITÓRIO DO CRAS VIDA NOVA, EM CAMPO GRANDE- MS | Resumo Trabalho Completo |
Norivalson da Silva Vieira, Estela Márcia Rondina Scandola |
RELAÇÕES SOCIAIS TERRITORIAIS ENTRE INDIGENAS E ASSENTADOS | Resumo Trabalho Completo |
Paulo Apolinario Bispo, Lauriene Seraguza |
Recordações da “Invernadinha”: Justiça cega em Terra de índio onde quem mata é os fazendeiros | Resumo Trabalho Completo |
Rafael Allen |
Memórias e práticas transfronteiriças do povo Guarani | Resumo Trabalho Completo |
Rayane Pereira G. Costa, Clovis Antonio Brighenti |
O sarambi entre os Avá-Guarani como via de acesso para pensar ás disputas contemporâneas de demarcação de terras | Resumo |
Renan Pinna Nascimento |
GT 3- EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM SITUAÇÕES RESERVA, DE ACAMPAMENTO E DE RETOMADA
O PIBID INTERDISCIPLINAR NA ALDEIA GUAPO`Y - AMAMBAI | Resumo |
Algacir Amarília |
Observação das aulas na Escola Municipal Indígena Araporã na aldeia Bororo, Dourados/MS | Resumo |
Cleberson Ferreira |
Material indígena | Resumo Expandido |
Edimar Araujo, Vanessa Lescano Martins |
PEDAGOGIA ARA KUATIA KARAI e ARA KUATIA KARAI REKO AVAETE GUARANI KAIOWÁ Emguyra , ara kuatia e na Perspectiva da comunidade ALV de Amambai MS | Resumo |
Delfino Borvão |
O ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA A INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA | Resumo Trabalho Completo |
Francieli Oliveira Meira |
Apontamentos Iniciais da Antroponímia Kaiowá | Resumo |
Hemerson Vargas Catão |
As casas de reza Kaiowá do Panambizinho: saberes indígenas e educação escolar | Resumo |
Ivanuza Silva Pedro, Maria Aparecida Mendes de Oliveira |
Etnografia Escolar na Reserva Indígena de Dourados: A problemática da língua materna | Resumo Trabalho Completo |
Katia Regina Moura de Castro |
II Mostra Cultural Guarani Nhandewa: estratégias de ensino/aprendizagem entre os Guarani Nhandewa num contexto de retomada entre os indígenas da TI Ywy Porã/Posto Velho | Resumo |
Leticia Fernandes |
CONHECIMENTO KAIOWÁ NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO | Resumo |
Edson Escalante, Maria Aparecida Mendes de Oliveira |
“A GENTE SÓ COPIA”: CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO INDÍGENA | Resumo Trabalho Completo |
Marina Oliveira Barboza Brandão |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: “FAZER FALAR O PAPEL” | Resumo Trabalho Completo |
Marlene Gomes Leite, Laura Roseli Pael Duarte, Thaiane Coral Fernandes |
A EFETIVIDADE DO ACESSO DE INDÍGENAS À EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA | Resumo Trabalho Completo |
Maurício José Santos Silva, Eugenia Portela de Siqueira Marques |
Desafios e experiências enquanto estudante indígena de pós-graduação | Resumo Trabalho Completo |
Mbo'y Jegua'i - Clara Almeida Barbosa |
MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE CULTURAL NA RESERVA INDÍGENA DE DOURADOS- RID | Resumo |
Micheli Alves Machado |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA MUNICIPAL TEKOHA GUARANI | Resumo Trabalho Completo |
Rejane A. R. Candado |
EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA E AS LEIS QUE GARANTEM ESTE DIREITO | Resumo Trabalho Completo |
Renata Silva de Souza, Marta Coelho Castro Troquez |
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: ONDE CABE A DIFERENÇA? | Resumo Trabalho Completo |
Rodrigo Novais de Menezes |
A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA – A IMPORTÂNCIA CULTURAL PARA O SÉCULO XXI | Resumo Trabalho Completo |
Rosane Gonçalves Costa Ozorio, Bianca Gabrieli Marafiga, Eliane Aparecida Miqueletti |
Educação escolar indígena: entre a busca do Bem Viver e a realidade de luta pela terra | Resumo Trabalho Completo |
Sandra Procópio da Silva, Maristela Aquino Insfram, Anastácio Peralta |
Antropologia e Educação: Uma etnografia da participação de alunos indígenas nas escolas públicas da cidade de Dourados | Resumo Trabalho Completo |
Selma das Graças de Lima |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NOS MUNICÍPIOS DE AMAMBAI (MS), CAARAPÓ (MS) E DOURADOS (MS): GEOGRAFIAS MENORES COMO POTENCIALIDADE PARA DIÁLOGOS INTERCULTURAIS | Resumo Trabalho Completo |
Solange Rodrigues da Silva, Flaviana Gasparotti Nunes |
A relação com o aprender na aldeia Laranjeira Ñanderu: as crianças e o aprender | Resumo |
Tania Milene Nugoli Moraes, Antonio Hilário Aguilera Urquiza |
Educação tradicional dos guarani (tekoha Pirajui) na fronteira entre Paraguai e Brasil, MS | Resumo |
Wagner Duran |
Os empréstimos linguísticos encontrados na comunidade Guarani e Kaiowa na reserva indígena de Bororo e Jaguapiru em Dourados, MS | Resumo |
Zenilton Fernandes |
GT 4- SAÚDE INDÍGENA
Das falas contidas e vozes interditadas aos movimentos estratégicos de resistência: uma reflexão sobre as práticas institucionais de uma instituição hospitalar no MS | Resumo |
Adriele Freire de Souza |
DESAPRENDER 8 HORAS POR DIA: PSICOLOGIA NA SAÚDE INDÍGENA | Resumo Trabalho Completo |
Catia Paranhos Martins |
Atenção diferenciada à saúde indígena no município de Dourados, MS | Resumo |
Danilo Cleiton Lopes |
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DAS POLÍTICAS VOLTADAS AOS INDÍGENAS NO BRASIL | Resumo Trabalho Completo |
Fernanda Casagranda, Verônica Gronau Luz |
Suicídios Guarani Kaiowá: Território Tradicional e Identidade Étnica (tekoha) | Resumo Trabalho Completo |
Giuliana Mattiazzo Pessoa |
Modos de beber e sentidos do uso de bebidas alcoólicas em áreas indígenas: aproximações da psicologia social a perspectivas Kaiowá e Guarani | Resumo |
Leandro Lucato Moretti |
PLANTAS MEDICINAIS NA CULTURA GUARANI KAIOWÁ | Resumo |
Lucia Pereira, Lauriene Seraguza |
Oguata Pyahu e o desafio de SUStentar (trans)formações e diretos em um novo caminhar na Saúde Indígena | Resumo Trabalho Completo |
Paula Rodrigues, Cátia Paranhos Martins, Elenita Sureke Abilio |
Levantamento de teses produzidas nas Universidades do Brasil sobre Saúde Indígena no período de 1998-2016 | Resumo Trabalho Completo |
Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki |
EXTRAÇÃO E USOS DE REMÉDIOS DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL NA ALDEIA LIMÃO VERDE/AMAMBAI-MS | Resumo |
Sonia Pavão |
Saúde da mulher Guarani da Reserva Pirajuí de Mato Grosso do Sul | Resumo |
Tatiane Pires Medina |
GT 5- DIREITOS INDÍGENAS E INDIGENISTAS
Dom Quetito e sua família | Resumo |
Adenilda Rocha Vilhalva |
CULTURA E DIREITO FRENTE AOS CONFLITOS TERRITORIAIS COM POVOS INDÍGENAS: UM OLHAR SOB O ENFOQUE DA TRANSCONSTITUCIONALIDADE | Resumo Trabalho Completo |
EDEMIR BRAGA DIAS, ROSANGELA ANGELIN |
A circulação de dinheiros e mercadorias entre os Kaiowa e Guarani no comércio de Amambai-MS | Resumo |
Jorge Pereira da Silva |
Familias kaiowá nos ervais de Caarapó | Resumo |
Lazaro Vera |
Estudantes Guarani e Kaiowá no Ensino Superior, Suas Vivencias e Relações. | Resumo Trabalho Completo |
Marta Soares Ferreira, Célia Maria Foster Silvestre |
IMPASSES NO RECONHECIMENTO DOS ÍNDIOS COMO SUJEITOS DE DIREITOS | Resumo |
Maucir Pauletti, Pedro Sergio Dantas da Silva Carvalho |
A ORGANIZAÇAO TRADICIONAL DA ALDEIA LIMAO VERDE ANTES E DEPOIS DO SPI | Resumo |
Nei di Maico Ricarte |
Discriminação e preconceito dos povos indígenas | Resumo |
Robson Romero |
O Direito a Educação e a crianças Kaiowá e Guarani do Acampamento Pakurity | Resumo Trabalho Completo |
Sônia Rocha Lucas, Antonio Hilario Aguilera Urquiza, Andréa Lúcia Cavararo Rodrigues |
GT 6- RITUAIS E PRÁTICAS RELIGIOSAS INDÍGENAS
O INFANTICÍDIO INDÍGENA: UM CONFLITO ENTRE A DIVERSIDADE CULTURAL E O ESTATUTO DA CRAINÇA E ADOLESCENTE | Resumo |
Dagmar Herculano |
VALORES DOS INSTRUMENTOS TRADICIONAIS RELIGIOSOS DOS KAIOWA | Resumo Trabalho Completo |
Jesus Souza |
REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS NO PNBE 2014 | Resumo |
Kelly Mara Soares Dornelles |
Um estudo de caso sobre os jovens Terena da 1°Congregação presente na Terra Indígena de Dourados | Resumo Trabalho Completo |
Lílian Luana da Silva |
A influência das religiões na aldeia Porto Lindo, município de Japorã – MS | Resumo |
Nilton Vera |
Avatikyry: Representações e simbologias entre os Kaiowa de Panambizinho | Resumo |
Raul Claudio Lima Falcão |
COSMOLOGIA GUARANI- ÑANDHEVA, KAIOWÁ E MB’YA: A PARTIR DE ANÁLISE HISTÓRICA, FILOSÓFICA, ARQUEOLÓGICA E ANTROPOLÓGICA. | Resumo |
Rosalvo Ivarra Ortiz |
Indígenas nas redes xamânicas contemporâneas e o consumo ritual de psicoativos | Resumo |
Saulo Conde Fernandes |
O petyngua: -ka’u como viagem xamânica | Resumo Trabalho Completo |
Vicente Cretton Pereira |
GT 7 - MOVIMENTOS INDÍGENAS
O ENSINO DAS LINGUAGENS NA ESCOLA INDÍGENA DE JAPORÃ, MS | Resumo |
André Centurion, Adriana Oliveira de Sales |
Ava rekotee: cultura tradicional guarani na aldeia Porto Lindo | Resumo |
Edinaldo Martins |
É IMPORTANTE OFERTAR EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA OS GUARANI KAIOWÁ? | Resumo |
Heliodoro de Almeida, Adriana Oliveira de Sales |
ENSINO DE LINGUAGENS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA INDÍGENAS. | Resumo |
Janete Souza, Adriana Oliveira de Sales |
Ocupação Tradicional da Aldeia Cerrito, Eldorado – MS | Resumo |
Josemar Benites |
Autonomia Guarani Charagua Iyambae: os desafios para superação da colonialidade do poder | Resumo Trabalho Completo |
Ludmila Ferreira Ribeiro |
A resistência do feminismo indígena: A luta das Mulheres Guarani Kaiowa | Resumo Trabalho Completo |
Ane Caroline Dos Santos, Átila Maria do Nascimento Corrêa, Nôemia Dos Santos Pereira Moura |
Genocídio dos povos indígenas após 1915 | Resumo |
Valdenir Romero |
MEMÓRIA E FEITURA DE ARMADILHAS GUARANI ÑANDEVA | Resumo |
Rafael Rodrigues Caceres, Adriana Oliveira de Sales |
ENSINO DE LÍNGUAS NA ALDEIA TE'ÝIKUE, CAARAPÓ, MS | Resumo |
Rosileide Barbosa de Carvalho, Adriana Oliveira de Sales |
GT 8 - REGIME DE CIRCULAÇÃO DE SABERES INDÍGENAS
Sentidos: (des) encontros e encontros na invisibilidade dos saberes vivente / vidente em espaços ameríndios | Resumo Trabalho Completo |
Adma Cristina Salles de Oliveira, Luciene Flores, Ana Mendes |
O cinema Indígena no caminho da descolonização e da autonomia | Resumo Trabalho Completo |
Ana Carolina Estrela da Costa |
Saberes e disposições guarani para com os brancos na obra de Egon Schaden | Resumo Trabalho Completo |
Augusto Ventura dos Santos |
Sobre a jurualogia: crônicas Mbyá-guarani no Cone Sul | Resumo |
Bruno Nascimento Huyer |
Modos de saber Guarani Kaiowá na construção da casa de sape | Resumo |
Dorival Ramires, Maria Aparecida Mendes de Oliveira, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drumont |
GRAFISMO NA COMUNIDADE KAIOWÁ DE ITAY KA’AGUYRUSU | Resumo |
Gilcacia Gündel Saldanha, Graciela Chamorro |
POVOS INDÍGENAS GUARANI FALANTES CONTEMPORÂNEOS DA AMÉRICA DO SUL | Resumo |
Graciela Chamorro, Isabelle Combès |
ESTABELECIDOS E OUTSIDERS: UMA LEITURA ACERCA DO LUGAR DOS INDÍGENAS GUARANI | Resumo Trabalho Completo |
Ilma Regina Castro Saramago de Souza |
Sobre aprender a ser índio. | |
Josemar de Campos Maciel, Yan Leite Chaparro |
A Gesta de Agayéguede | Resumo |
Leif Grünewald |
A importância dos Multimeios na educação Escolar Indígenas | Resumo |
Magno Adiala |
Conhecimento Tradicional e Conhecimento Cientifico: deferentes formas de Conhecimentos na Formação de Professores Indígenas | Resumo |
Maria Aparecida Mendes de Oliveira |
PERSPECTIVAS DO AUDIOVISUAL AUTORAL REALIZADO PELOS POVOS INDÍGENAS DE MATO GROSSO DO SUL: elementos e reflexões para uma taxonomia preliminar | Resumo |
Miguel Angelo Corrêa |
OS MOCOVÍS DO GRAN CHACO: UM DOCUMENTO VISUAL DE IDENTIDADES E TEMPORALIDADES | Resumo Trabalho Completo |
Scheilla Guimarães da Silva |
Estudantes indígenas nas universidades: sobre modos de conhecer, de traduzir e de transformar o conhecimento | Resumo |
Talita Lazarin Dal’ Bó |
ANÁLISE DE AULAS SOBRE TERRITORIALIDADE GUARANI COM O ENSINO MÉDIO TÉCNICO E CURSOS SUPERIORES DE AGRÁRIAS EM MATO GROSSO DO SUL | PDF () Resumo |
Silvana Colombelli Parra Sanches |
GT 9- ESTADO E POLÍTICA INDIGENISTA
Os povos indígenas, o Império e a questão de terras. | Resumos |
Almir Bauler |
Desafios interculturais na reserva Te’ýikue, envolvendo famílias indígenas guarani e kaiowá e a assistência social para garantir o direito da criança indígena à escola | Resumos |
Elemir Soare Martins, Silvana Jesus Nascimento |
ASSIMILACIONISMO E PROTAGONISMO: OS PARADIGMAS ORIENTADORES DE POLÍTICAS PARA A POPULAÇÃO INDÍGENA | Resumos |
Ellen Cristina de Almeida |
Circulação de crianças indígenas: questões para além da cultura | Resumo |
Silvana Jesus do Nascimento |
POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ACESSO E PERMANÊNCIA PARA ALUNOS INDÍGENAS AO ENSINO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL | Resumo |
Viviane Scalon Fachin |
O ÍNDIO E A LAVOURA CANAVIEIRA EM MS. | Resumos Trabalho Completo |
Felipe Megeredo Correa |
A atuação da rede socioassistencial na áreas de retomada Guarani e Kaiowá em Dourados/MS: limites, avanços e desafios | Resumos |
Flávia Helena Braff Denes |
Políticas indígenas e indigenistas na escolarização dos Guarani e Kaiowá: diálogos possíveis? | Resumo |
Renata Lourenço |
Educação Tradicional do Kaiowa antigamente comparando com atual | Resumos |
Genildo Ramires |
GT 10- METODOLOGIAS EM PESQUISA EM ETNOLOGIA INDÍGENA
SER INDIGENA E ANTROPOLOGO NA PESQUISA DE CAMPO ENTRE RUIDOS E ECOS | Resumos |
Almires Martins Machado |
TOCA DA ONÇA JAGUARETÊ KAÑYHA | Resumos |
Claudinei Nunes |
Os conflitos indígenas e sua representação através das fotografias nos jornais online de MS | Resumos Trabalho Completo |
Gabriel dos Santos Landa |
Metodologias utilizadas na pesquisa com crianças kaiowá no bairro Vila Cristina/Tujú Puytã, em Amambai/Mato Grosso do Sul | Resumos |
Josimara dos Reis Santos, Beatriz Landa |
A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DE PESQUISA COM CRIANÇAS KAIOWÁ | Resumos |
Joziane de Azevedo Cruz |
INDÍGENAS EM REGIÃO URBANA | Resumos |
Marta Soares Ferreira |
Angu´a | Resumos |
Noeli Cáceres |
Arco e flecha dos Guarani | Resumos |
Robson Pires |
Notas etnográficas acerca dos desafios e entraves teórico-metodológicos de uma pesquisa de campo na Reserva Indígena de Dourados/MS | Resumos |
Rodrigo Amaro |
CHICHÁ-ATIVIDADES USANDO CONHECIMENTOS A PARTIR DE UM CONHECIMENTO TRADICIONAL | Resumos |
Toninho Ortiz Goularte |
Um relato transcrito pelo sorriso: caminhar. | Resumos Trabalho Completo |
Yan Leite Chaparro, Josemar de Campos Maciel |
Reflexões metodológicas e a problemática do desenvolvimento: caminhar com os Guarani. | Resumos Trabalho Completo |
Yan Leite Chaparro, Josemar de Campos Maciel |
OGAPYSY | Resumos |
Zelia Vasque |
A realização da vida na Fronteira Bolívia/Brasil – alteridade e fronteiras pelas narrativas orais | Resumo |
Martha Jeronimo Batista |
GT 11 - DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS
Entre a resistência e o extermínio: a luta dos Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul pela demarcação das terras. | Resumo |
Frederico Lambertucci, María Gabriela Guillén Carías, Judite Stronzake |
Conflito de Toro Paso, demarcação. | Resumos |
Gregório Oliveira Pinto Barciela |
As Demarcações de Terras Indígenas: um olhar nas páginas do jornal O Progresso. | Resumos |
Lélio Loureiro da Silva |
Conflitos Indígenas em Mato Grosso do Sul: uma análise a partir da formação histórica, política e econômica do estado | Resumos Trabalho Completo |
Gianete Paola Butarelli |
A TERRA É VIDA, DESPEJO É MORTE: NOVAS ESTRATÉGIAS KAIOWÁ E GUARANI NA LUTA E RECUPERAÇÃO DE SEUS TERRITÓRIOS | Resumos |
Rafael Rondis Nunes de Abreu, Priscila de Santana Anzoategui |
O PROTAGONISMO TERENA NA LUTA PELA TERRA AO LONGO DO SÉCULO | Resumos |
Rosalvo Ivarra Ortiz, Ane Caroline dos Santos, Noêmia dos Santos Pereira Moura |
Terras de ocupação tradicional e disputas contemporâneas: um olhar sobre as demandas territoriais Guarani e Kaiowá | Resumos Trabalho Completo |
Rosely A. Stefanes Pacheco |
SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS INDÍGENAS GUARANI E KAIOWÁ NOS PROCESSOS DE (RE)OCUPAÇÃO TERRITORIAL: ALGUNS APORTES PARA O DEBATE | Resumos Trabalho Completo |
Rosely A. Stefanes Pacheco, Gilmar Ribeiro Fernandes, Tiago Fernando Aquino Soares, Carlos Gabriel Stefanes Pacheco |
Diferenças conceituais entre "imemorialidade" e "tradicionalidade" da ocupação de territórios indígenas | Resumos |
Victor Ferri Mauro |
Tema - UFGD e Escola: Formação de professores nos programas institucionais PIBID e PRP