Políticas da Conferência

Sobre o Evento

O I Seminário do Programa de Residência Pedagógica (PRP), II Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e II Seminário do Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é um evento proposto para o encerramento das atividades do PRP e PIBID edição 2020/2022, e catalisador das atividades do Fórum das Licenciaturas, evidencia o esforço de articulação em torno das preocupações relacionadas à formação de professores na Universidade Federal da Grande Dourados, integrando ações desenvolvidas por professores, estudantes e parceiros, envolvendo Programas com fomento externo, como o Programa de Residência Pedagógica - PRP , Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e o Fórum das Licenciaturas, órgão consultivo vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD/COGRAD). O evento justifica-se na importância e necessidade de divulgação das ações realizadas pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID na edição 2020/2022, mesmo em face aos impedimentos ocasionados pela Pandemia SARS-COV-19, que alterou significativamente os modos de entender e fazer a educação no Brasil. Os anos de 2020-2021 foram marcados por alterações no planejamento das ações pedagógicas educativas, mas imprimiram aos cursos de formação, novas dimensões aos processos de ensino e aprendizagem. Em boa medida essas dimensões foram aplicadas nas atividades realizadas por todos os envolvidos no Programa Residência Pedagógica, no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, e discutidas no âmbito do Fórum das Licenciaturas, em parcerias com as escolas de Educação Básica no Estado de Mato Grosso do Sul e município de Dourados. Com destaque para as transformações significativas no planejamento e execução do PRP e PIBID edição 2020/2022, as ações realizadas evidenciam a plasticidade na formação docente, a qualidade dos cursos de licenciatura da UFGD e o compromisso profissional de Coordenadores (Institucionais) Docentes Orientadores, Docentes Coordenadores, Preceptores (Professores da Educação Básica), Residentes (acadêmicos) e demais envolvidos na proposta. Desse modo, todos os envolvidos no programa (professores do ensino superior, professores da Educação Básica e acadêmicos dos diferentes cursos de licenciatura) vivenciaram experiências, em um contexto totalmente atípico, que culminam na efetivação do presente evento. Esse evento tem por objetivo divulgar e socializar as pesquisas/experiências que estão sendo desenvolvidas nos diferentes cursos de licenciatura da UFGD em parceria com as escolas da Educação Básica no estado de Mato Grosso do Sul. O evento possibilitará que os acadêmicos, professores da Educação Básica, professores do Ensino Superior e Pesquisadores, a dialogarem sobre possibilidades e limitações das atividades (estudos de metodologias de ensino, planejamentos de aula, regências, entre outras) desenvolvidas nas escolas da Educação Básica, diante do cenário pandêmico do COVID-19, e do retorno no modelo de ensino presencial. Além disso, o evento visa instigar os acadêmicos na qualidade de futuros professores, a prática reflexiva, ao estudo, a pesquisa, ao diálogo com seus pares, compreendendo que a graduação é apenas o início de um caminho. Coadunamos com o entendimento de Mizukami (2002) que, ao tornar-se um profissional da educação, a formação deve ser contínua. Vale ressaltar ainda, que o evento propicia refletirmos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mais precisamente, sobre ODS 4-Educação de Qualidade, pois dialoga com todos os envolvidos no âmbito escolar, afim de, alcançarmos uma educação pública de excelência.

Objetivos :

-Apresentar e socializar pesquisas e/ou experiências desenvolvidas nos diferentes cursos de licenciatura da UFGD em parceria com as escolas da Educação Básica do estado de Mato Grosso do Sul, desenvolvidas no interior de cada Subprojeto do Residência Pedagógica e do PIBID.

-Possibilitar reflexões teórico-metodológico acerca da formação de professores, promovendo um ambiente de discussão científica.

-Articular ações dos espaços formativos da UFGD, em especial dos Programas Institucionais e o Fórum das Licenciaturas, visando à ampliação das discussões sobre o campo de formação inicial e continuada de Professores;

-Atender aos pressupostos de articulação entre o Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Pública;

 

Submissão e Comunicação Oral

As Comunicações Orais estão classificadas em três modalidades: Comunicação Científica (CC), Relatos de Experiências (RE) e Resumo (R). Para cada modalidade teremos o seguinte limite de páginas: CC - 08 a 12 páginas; RE - 06 a 10 páginas e R- 01 página.

Novo prazo para Submissão de trabalhos:

Devido a uma instabilidade na plataforma do evento, prorrogamos novamente os prazos para  06/03/2022

Caro participante, criamos um vídeo< https://www.youtube.com/watch?v=ScD4yNsbzGE> para esclarecer qualquer dúvida quanto ao cadastro e submissão no sistema do evento.


 

Caro participante, se for o seu primeiro acesso à plafatorma de eventos da UFGD, você deve realizar o seu cadastro, clicando no menu principal em "ACESSO", na sequência realizar cadastro. Após cadastrado, clique no menu superior em "Página do Usuário", depois no link "I-Seminário do PRP, II -Seminário do PIBIB e II-Seminário Fórum das Licenciaturas da UFGD". Feito isso, clique em "Sobre" no menu superior e na sequencia "Submissões Online" para realizar a submissão de seu trabalho.

Segue abaixo as normas para a submissão de trabalho. Para ter acesso ao template CC e RE clique aqui: download do Template

Para ter acesso ao template R, clique aqui: download do template Resumo

Título do artigo: centralizado, primeira letra em maiúscula, times new roman 12pt, negrito, entrelinha simples. Espaçamento antes e depois com 12pts

Autor 1, Times 12 pt, sem negrito, em itálico; Espaçamento antes e depois com 6 pts

Instituição

Id orcid

Autor 2, times 12 pt, sem negrito

Instituição

Id orcid

GT de Trabalho: (   ) Cultura e diversidade;(   ) Ensino; (   ) Políticas Educacionais; (...) Formação de Professores (   ) Tecnologias Educacionais

Comunicação Oral: (   ) Comunicação Científica   (   )Relato de Experiência

Resumo: Segundo normas da ABNT vigente. Não deve conter referências. Times New Roman 12, espaçamento simples. Deve conter objetivo, metodologia e principais resultados da pesquisa apresentada no texto. O resumo deve ser apresentado em um único parágrafo, com alinhamento justificado e, no máximo, 10 linhas. O resumo não deve trazer referências, conforme ABNT vigente. No resumo devem constar o objetivo da pesquisa relatada, questão de pesquisa, metodologia e principais resultados. Se for reflexão teórica, deve trazer claramente os objetivos e as articulações previstas no trabalho.

Palavras-chave: Mesma formatação do resumo, separadas por vírgula.

Introdução

Conforme indicado na página do evento, no item normas de submissão de trabalhos, temos que as Comunicações Orais estão classificadas em duas modalidades: Comunicação Científica (CC), Relatos de Experiências (RE) e Resumo (R). Para cada modalidade teremos o seguinte limite de páginas: CC - 08 a 12 páginas; RE - 6 a 10 páginas e R - 01 página.

Os arquivos devem ser salvos com a extensão “doc” ou “docx” e enviados pela plataforma do evento nos locais indicados, em versão cega. Essa versão não pode conter qualquer identificação dos autores. Essa versão deve ser nomeada com o sobrenome dos autores, indicando a modalidade do trabalho, como :CCSantos_cega ou RESantos_cega. Após os trabalhos passarem pelo crivo dos avaliadores, estes serão encaminhados para os autores para as devidas correções se necessárias. Os trabalhos corrigidos, devem ser enviados novamente via plataforma do evento, com a identificação dos autores, com o sobrenome e nome do primeiro autor, com o arquivo salvo em pdf, como: CCSantos, Cintia.pdf ou RESantos, Cintia.pdf. Serão aceitos os trabalhos com no máximo 5 autores.

A fonte utilizada em todo o corpo do texto deve ser Times New Roman, com tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com recuo de 1,25cm na primeira linha, alinhamento justificado. Todas as páginas devem ser configuradas com margens superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita de 3 cm.

Subtítulos

Os subtítulos devem ser inseridos sem numeração, alinhados a esquerda, em negrito e somente a primeira letra em caixa alta, com espaçamento antes e depois de 12 pts e espaçamento entre linhas simples. As citações diretas e indiretas devem seguir as normas da ABNT. Nas referências devem ser referenciadas apenas as obras e documentos citados no trabalho. Devem ser organizados em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores. Para esse tópico deve ser seguindo as normas da ABNT. Exemplo:

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

 

 

 

Cronograma de Apresentações dos Trabalhos

CRONOGRAMA APRESENTAÇÕES

Car@s participantes,

A relação de apresentações por seção de comunicação oral consta no site do evento (em Cronograma de Apresentação de Trabalhos) junto aos links das salas em que vocês devem entrar no momento de cada seção.

Encaminhamos algumas orientações para facilitar e organizar os trabalhos de apresentação das Comunicações Orais durante as seções realizadas nos dias, 29 e 30 de março:

Todos os apresentadores devem permanecer na sala desde o primeiro horário, independentemente da ordem de apresentação. Trabalhos que forem chamados a apresentar e não estiverem presentes no momento serão reordenados para o final da fila de apresentações dentro da mesma seção de comunicação oral.

As apresentações terão 10 minutos de tempo para a exposição, 5 minutos para interpelações ou prorrogação, caso não tenha sido o tempo estipulado, suficiente para concluir o tema; O mediador da sessão organizará o tempo para questionamentos e debates, conforme o desenvolvimento dos trabalhos;

Em todas as sessões de comunicações, será disponibilizado lista de presença. Para quaisquer dúvidas e esclarecimentos quanto as apresentações entrar em contato no e-mail: prp.pibid.forum@gmail.com.


Data: 29/03/2022 – 08hs às 11hs

Salas Virtuais

Apresentações: GT: ENSINO

Links

Sala 01: 08hs às 9:30hs

Mediador: Professor Bruno Santos Simões

Apoio: Mayara Rosseti

 

 

Título: Educação e formação: a escolarização e sua importante conectividade com o cotidiano. Autor: Willian Miranda.

 

Título: Projeto de Residência Pedagógica (PRP): um relato de experiência em tempo de pandemia em uma escola pública estadual da cidade de Dourados/MS.

Autora: Tatiane da Silva Alves.

 

Título: A falta de engajamento dos alunos com o ensino remoto: algumas alternativas encontradas para promover a comunicação matemática.

Autores: Bianca Roldãn Bianchi Rodrigues, João Paulo Vidal Ortiz da Rocha, Renata Viviane Raffa Rodrigues.

 

Título: O contato com a docência de maneira remota em meio à restruturação do ensino médio e diante da primeira pandemia mundial do século XXI.

Autores: Umberto de Andrade Filho de Andrade Filho, Flaviana Gasparotti Nunes.

 

Título: Alfabetização na pandemia: atuação do PIBID.

Autores: Professora Cardoso Martins, Discente Pires da Silva, Discente Jorge, Discente Sotolani Claudino, Discente Morais de Oliveira.

 

https://meet.google.com/zxv-jejn-guh

Salas Virtuais

Apresentações: GTs: Cultura e Diversidade

Links

Sala 02: 08hs às 9:30hs

Mediador: Professor Igor Emanuel de Almeida Schiavo

Apoio: Pedro Henrique

 

 

Título: A formação de professores durantes o período de graduação: projetos institucionais e a atuação docente inicial.

Autora: Laura Gauto.

 

Título: A produção da interdisciplinaridade em tempos de pandemia.

Autora: Gisely Theodoro de Alencar.

 

Título: Um diálogo sobre a regência no contexto escolar.

Autores: Audinéia Mariana da Silva, Adriano Alves Pinheiro.

 

Título: Atividades Pedagógicas Complementares (APCs): de forma remota: uma experiência sobre racismo estrutural.

Autor: de Oliveira Palácio.

 

Título: Protagonismo Histórico: Ensino de Histórias e culturas indígenas na Iniciação à Docência.

Autores: Izabela Fokura Lima, João Vitor Araujo da Silva, Maria Vitória de Oliveira, Patrícia Rosa Ojeda de Carvalho.

 

Título: O acesso à educação escolar indígena na aldeia Jaguapiru e Bororo em Dourados MS durante a pandemia por covid-19.

Autora: Sandra Rossate Rossate Medina.

 

 

https://meet.google.com/oef-npgc-hxg

Salas Virtuais

Apresentações: GT: Formação de Professores

 

Links

Sala 03: 9:30hs às 11:00hS

Mediador: Professor Márcio Orien

Apoio: Mayara Rosseti

 

Título: O ensino remoto e as práticas de regências na escola indígena na pandemia.

Autor: Onesimo Sarate de Brum

 

Título: O PIBID e suas ações na Escola Municipal Sócrates Câmara: tempos de pandemia. Autora: Vânia Lúcia Pereira de Almeida.

 

Título: Ensino e atividade não presenciais frente a pandemia do COVI-19 na Escola Municipal Indígena Tomasia de Vargas em Tacuru-Ms.

Autor: Acadêmico Claudenildo Romeiro.

 

Título: Um estudo documental acerca da implementação do ensino médio integrado (EMI): entre limites e potencialidades.

Autora: Mônica Caroline Jacinto Vieira.

 

Título: Percursos e percalços da formação: experiências da Residência Pedagógica em Educação do Campo em um contexto pandêmico.

Autora: Alessandra da Luz Silva.

Título: O Sistema de Cotas no Brasil e sua real importância.

Autora: Luciele de Oliveira Paulino.

 

 

https://meet.google.com/grx-swip-npt

Salas Virtuais

Apresentações: GT: ENSINO

 

Links

Sala 04: 9:30 às 11:00

Mediadora: Adriana de Fátima de Souza Miola

Apoio: Danrvney Christian monteiro dos Santos

Título: A construção da identidade de professor através do PIBID de forma remota.

Autora: Kassila Helena Nazareth

 

 

Título: Práticas pedagógicas para o ensino da escrita na educação básica: qualidades discursivas unidade temática e questionamento.

Autoras: Milenne Biasotto, Letícia Camargo Galuci.

 

Título: Práticas pedagógicas para o ensino da escrita na educação básica: as qualidades

discursivas objetividade e concretude.

Autoras: Milenne Biasotto, Larissa Yasmin da Silva Dias.

 

Título: Experiência com a escrita de uma Carta Pandêmica de uma Licencianda no Projeto Residência Pedagógica (PRP) Do Curso De Química.

Autora: Jaine Beatriz da Silva

 

Título: As experiências vividas ao longo do programa residência pedagógica no subprojeto de matemática: um olhar panorâmico.

Autora: Mayara Rossetti.

 

 

https://meet.google.com/psq-jvzj-art

 

Data: 29/03/22 – 19:00hs às 22:00hs

Salas Virtuais

Apresentações: GT: ENSINO

Links

Sala 01: 19:00hs às 20:30hs

Mediador: Professor Marcelo José Taques

Apoio: Maria Luisa Scherer Belini

 

Título: Experimentação em vídeo: relato de experiência do PIBID de Química no uso da experimentação com caráter investigativo em uma escola estadual do Mato Grosso do Sul. Autora: Nicole Pereira Martins de Lima.

 

Título: Empreendedorismo – um diálogo necessário no Ensino Médio.

Autor: Éverton Aparecido da Silva Miranda.

 

Título: PIBID em Arte da UFGD: Entre perdas e cinzas — as incertezas da pesquisa e do trabalho docente e discente durante a pandemia de Covid-19 (2021-2022).

Autores: Michel Mauch, Vanessa Lopes Ribeiro, Igor Emanuel de Almeida Schiavo.

 

Título: Operações com frações: e agora, o que eu faço?

Autores: Pedro Henrique Gomes de Souza, Maria Luisa Scherer Belini, Renata Viviane Raffa Rodrigues.

 

Título: Tempos de pandemia: a utilização de mapas mentais para o ensino de Geometria no Subprojeto Matemática do Pibid/UFGD.

Autoras: Nara Machado Rockenbach, Renata Viviane Raffa Rodrigues.

 

Título: Colaboração no Ensino Remoto: entraves nas interações com alunos do 9º ano nas monitorias on-line de Matemática no PIBID.

Autores: Matheus de Lima Simeão Ribeiro, Renata Viviane Raffa Rodrigues.

 

 

meet.google.com/zzz-pnkw-bbt

Salas Virtuais

Apresentações: GT: Formação de Professores

Links

Sala 02: 19:00hs às 20:30hs

Mediadora: Professora Vivian dos Santos Calixto

Apoio: Gabriela Leite Custódio

Título: O PIBID e sua verdadeira acao pedagógica da figura simbólica do professor em sala de aula.

Autora: Adriele Da Cunha Martins Luiz.

 

Título: O trabalho docente durante a pandemia: uma experiência coletiva do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID/UFGD.

Autoras: Alessandra Aparecida Neves, Aline dos Santos Almeida, Marcia Freitas, Milenne Biasotto.

 

Título: O Pibid de História através do ensino remoto.

Autora: Maiza Santos Marin Faria Vedroni.

 

Título: Relatos sobre um projeto de incentivo à leitura: ação do Pibid-Letras/UFGD.

Autoras: Eliane Aparecida Miqueletti, Paola Stefani Borges, Neidiane Cantarin dos Santos, Rafaela Lima Domingos, Luciane Ruis.

 

Título: A prática pedagógica do Ensino de História no contexto da pandemia.

Autoras: Irene Quaresma Azevedo Viana, Adriana Aparecida Pinto.

 

Título: Experiência do PIBID – Física da Universidade Federal da Grande Dourados.

Autora: Cibely Matos Vieira.

 

Título: A formação de professores durante o período de pandemia: mecanismos tecnológicos. Autores: Ariane Melgarejo Arena, Marcio Monteiro Neto, Guilherme Nogueira M. Muzulon.

 

 

 

meet.google.com/pwu-wdum-jze

Salas Virtuais

Apresentações: GT: Formação de Professores

 

Links

Sala 03: 20:30hs às 22:00hs

Mediadora: Professora Elaine da Silva Ladeia

Apoio: Nara Machado Rockenbach

 

Título: Avaliação diagnóstica como instrumento de orientação da prática docente em tempos de ensino remoto.

Autores: Andréa Kozaka Encarnação, Eliane Favalessa Zarzenon Nunes, Diego Marques da Silva Medeiros.

 

Título: Programa Residência Pedagógica na Pandemia Covid-19 nas aldeias.

Autor: Elemir Soares Martins.

 

Título: O PIBID e valorização da carreira docente em seu início de formação.

Autores: Genuir Faqui, Marcelo Jose Taques, Gustavo Levandoski, Pedro Augusto Soares Brandão.

 

Título: PIBID, Relato de Experiência em Meio a Pandemia.

Autores: Paulo Afonso Marques Sanches, João Gabriel Rodrigues Ferreira, Ana Carolina Ramires Ferreira, Emily Carolina Souza Magalhães, Ludimilla Marques Braga.

 

Título: Ensino de História em tempos pandêmicos: O Projeto de Residência Pedagógica na UFGD e as nuances do ensino remoto.

Autores: Amanda Aquino Braga, Oerlles Leite Teles, Irene Quaresma Azevedo Viana, Adriana Aparecida Pinto.

 

Título: Um relato de experiência do PIBID Física: O uso de vídeos como ferramenta de ensino durante atividades atípicas da pandemia do COVID-19.

Autor: Paulo Isaias Calheiros Pastore.

 

meet.google.com/czu-hmtc-zzd

Salas Virtuais

Apresentações: GT: ENSINO

 

Links

Sala 04: 20:30hs às 22:00hs

Mediadora: Professora Jeanne Mariel Brito de Moura

Apoio: Maria Eduarda Ribeiro

 

Título: O uso de História em Quadrinhos como forma lúdica de ensino e aprendizagem em Química. Autora: Tamyres Fernanda Holsbach De Jesus.

 

Título: O uso lúdico de Histórias em Quadrinhos no ensino de química aos alunos do Ensino Médio. Autores: Rhuan Guimarães Rocha, Ana Walkilaine Barbosa do Nascimento Silva, Elaine Silva Ramos, Erica Silva.

 

Título: Desafios e descobertas na preparação de aulas sobre o filo Nematoda para alunos do 2º ano do Ensino médio em contexto de pandemia.

Autores: Estudante Silva de Oliveira, Licenciada De Lima Teodoro.

 

Título: O ensino de Funções Inorgânicas em cenário pandêmico: um relato de experiência. Autora: Emilly Luiza Cabreira Campos.

 

Título: Vivências do PIBID no ensino da História Indígena em meio à pandemia do COVID-19.

Autores: Ana Carolina Moreno, Denise Amoroso Demarque, Emily Monteiro Souza, Isabelli Mamede Souza.

 

Título: A importância da escolha do Livro Didático para o Ensino de Química.

Autora: Leticia Acosta Ormay.

 

Título: Sequência didática: jogos no ensino de biomas brasileiros.

Autora: Maria Alice Menezes De Oliveira.

 

Título: Experiência da Inclusão do Ensino de História e Cultura Indígena.

Autores: Bruno Leonardo Campanholi, Marcos Gabriel Romero Rossi.

 

meet.google.com/fkg-zkec-yha

Data: 30/03/22 – 08hs às 11hs

Salas Virtuais

Apresentações: GT: ENSINO

Links

Sala 01: 08hs às 9:30hs

Mediadora: Professora Adriana Marques

Apoio: Mayara Rosseti

 

Título: A função inorgânica sal e a atividade pelo ensino remoto.

Autora: Danielly de Souza Andrade.

 

Título: Ensino de Matemática em tempos de Pandemia Covid-19: relato de uma regência remota com alunos presenciais.

Autora: Michele Rodrigues Pereira Sogame.

 

Título: Jogos como Sequência Didática no Ensino de Ciências.

Autor: Carlos Henrique Machado de Almeida.

 

Título: Relato de experiência de aplicação de jogo de trilha em período de ensino remoto. Atividade em jogos: trilha Covid-19.

Autoras: Vitória Videira Zorzato, Heloize Maia dos Santos.

 

Título: Experiência do PRP na escola Eutrópia Gomes Pedroso – Corumbá-MS.

Autora: Geovanne Andrade dos Santos.

 

Título: Experiência de ensino por meio do desenvolvimento de um banco de sementes na Escola Estadual Professor Carlos Pereira da Silva, Assentamento Itamarati-MS.

Autora: Carla Fabiola dos Santos Rodrigues.

 

Título: A realidade de um sistema hídrico de uma escola intercultural do campo no município de Corumbá/MS região Fronteira/Bolívia.

Autora: Angélica Santos Da Silva Pinto.

 

meet.google.com/wjf-phgi-xdx

Salas Virtuais

Apresentações: GT: Formação de Professores

Links

Sala 02: 08hs às 9:30hs

Mediadora: Professora Joseana Knapp

Apoio: Guilherme Menezes Gomes

Título: Do presencial ao remoto: mudanças nas práticas docentes durante a pandemia. Autores: Biana Mourão Ozório, Elias Bastos de Oliveira Filho, Guilherme Menezes Gomes.

 

Título: Formação inicial de professores em tempos de pandemia.

Autores: Renan dos Santos Lesme, Isis de Oliveira Almeida, Elizângela Leite Vargas, Joseana Stecca Farezim Knapp.

 

Título: Educação em Direitos Humanos nos Projetos Pedagógicos de Cursos de licenciatura na área Ciências da Natureza da UFGD.

Autores: Ela Marina de Sousa Carvalho, Ele Diego Marques da Silva Medeiros.

 

Título: As contribuições dos livros didáticos na Educação Básica durante a pandemia de Covid-19. Autores: Luana Herichs Pael do Nascimento, Maria Gabriela Menezes de Oliveira, Irene Quaresma Azevedo Viana, Adriana Aparecida Pinto.

 

Título: As contribuições das plataformas digitais na educação básica a partir do cenário construído pela pandemia de Covid-19.

Autores: Paola de Brito Domingos, Guilherme Nogueira M. Muzulon, Adriana Aparecida Pinto.

 

Título: Programa de Residência Pedagógica Remoto: desafios da formação de futuros professores de matemática em meio a pandemia de Covid 19.

Autores: Danubio Casari Angelico, Síntia Paola Rodrigues, Carla Moreira da Silva.

 

.

 

meet.google.com/ygy-winc-cii

Salas Virtuais

Apresentações: : GTs: Formação de Professores e Tecnologias Educacionais

 

Links

Sala 03: 9:30hs às 11hs

Mediadora: Professora Renata Viviane Raffa Rodrigues

Apoio: Síntia Paola Rodrigues

 

Título: Programa Residência Pedagógica/LEDUC/UFGD: Uma Parceria entre a Escola Municipal Rural de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso (Corumbá - MS) e a Universidade da Grande Dourados (UFGD) – 2021.

Autora: Marcia Aparecida Campos Chaparro.

 

Título: Um relato de experiência do PIBID Física: O uso de vídeos como ferramenta de ensino durante atividades atípicas da pandemia do COVID-19.

Autor: Paulo Isaias Calheiros Pastore.

 

Título: Experiência do Programa Residência Pedagógica na Escola Estadual Padroeira do Brasil, localizada no Assentamento Padroeira do Brasil, em Nioaque-MS.

Autoras: Paula Vieira Lopes, Ana Paula Vieira Lopes.

 

Título: As especificidades em educação especial e sala de recursos na educação escolar indígena.

Autora: Marizudete da Silva Nunes.

 

Título: A vida do professor frente a pandemia do novo coronavírus e a dificuldade de ensino-aprendizagem no sistema híbrido em Corumbá-MS.

Autora: Vanilda Aparecida Dos santos

 

GT: Tecnologias Educacionais

1740 – Título: Jogo online: uma estratégia possível no contexto pandêmico.

Autores: Rafael Lopes Lopes de Oliveira, Giovanna da Silva Lopes, Pedro Henrique Freitas de Almeida.

 

meet.google.com/tyh-zfmg-gzc

 

Data: 30/03/22 – 13:30 hs às 16:30 hs

Salas Virtuais

Apresentações: GT: ENSINO

Links

Sala 01: 13:30 às 15:00

Mediador: Professor André Luiz Faisting

Apoio: Ingridy Maria Mirandola dos Santos

 

Título: O Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de química: com a palavra a licencianda residente

Autora: Bianca Paes.

 

Título: O retorno das aulas presenciais na área rural diante do contexto de pandemia sob a visão de uma Residente Bolsista.

Autora: Taiza Falkembak..

 

Título: As experiências obtidas no Programa de Residência Pedagógica e sua influência na formação docente frente às dificuldades durante a pandemia de COVID-19.

Autores: Sarah Lam Orué, Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Francieli Carlos de Oliveira, Flávio Verona Casado, Diego Marques da Silva Medeiros.

 

Título: A importância das mesas redondas para formação em tempos remotos: em foco o Mapa Conceitual.

Autora: Naiara Nunes Franco.

 

Título: A experiência de ensino de forma remota: em foco as palavras cruzadas.

Autora: Vitória Victor Vieira.

 

Título: As dificuldades enfrentadas pelos residentes do PRP com a volta as aulas.

Autores: Isaac Correr Forti, Pedro Henrique Patrício Barbosa.

 

 

meet.google.com/fqw-mihg-gta

Salas Virtuais

Apresentações: Formação de Professores

 

Links

Sala 02- 13:30hs às 15hs

Mediadora: Professora Vivian Calixto

Apoio:

Título: Estágio em Educação Física: a vivência escolar em tempos pandêmicos.

Autores: Mayara Teodoro, Genuir Faqui, Marcelo José Taques, Gustavo Levandoski.

 

Título: A grandiosa experiência do PIBID na formação de futuros professores.

Autor: Marcos Alexandre da Silva.

 

Título: Desafios e aprendizagens do Programa Residência Pedagógica na transição das aulas presenciais para o ensino remoto.

Autoras: Graziele Meneguetti de Moura, Ingridy Maria Mirandola dos Santos, Kalynca Morgana Amador.

 

Título: Atividades desenvolvidas e a contribuição do PIBID na formação docente.

Autores: Alessandra Ferreira, Kenzo Silva Ota, Leticia Cavalcante Vasques.

 

Título: A necessidade do uso das tecnologias digitais na formação docente em tempos pandêmicos. Autora: Elka Monaliza da Silva Santos.

 

Título: Tecnologia e educação na pandemia.

Autor: Lucas Rosman Vital.

 

meet.google.com/krh-akzf-xgs

Salas Virtuais

Apresentações: GT: Formação de Professores e Políticas Educacionais

Links

Sala 03: 15hs às 16:30hs

Mediadora: Professora Eliane Aparecida Miqueletti

Apoio: Ingridy Maria Mirandola dos Santos

Título: Importância de Projetos como o PRP para a Formação de Novos Licenciado.

Autores: Francieli carlos de oliveira, Andreia Borguetti Falleiros, Sarah Lam Orué, Diego Marques da Silva Medeiros, Flavio Verona Casado.

 

Título: Reflexos da pandemia sobre o ensino de física durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Autora: Yasmin Santana Evangelista.

 

Título: Cotas raciais e acesso à universidade: uma experiência com estudantes do Ensino Médio a partir do uso do Tik Tok.

Autor: Germano Lima Alziro.

 

Título: Formação de Professores em tempos pandêmicos na Aldeia Sassoró/ Tacuru/MS: ações e dificuldades.

Autor: Gheus Martins Veron.

 

Título: Análise de conteúdo segundo Laurence Bardin no contexto da pandemia: uma avaliação, no ensino médio, de conceitos de genética do sistema ABO.

Autores: Sarah Lam Orué, Flávio Verona Casado, Diego Marques da Silva Medeiros.

Título: A construção da identidade de professor através do PIBID de forma remota.

Autora: Kassila Helena Nazareth

 

 

 

 

meet.google.com/xef-oizq-ees



 

CERTIFICADOS

Para ter acesso aos certificados, basta clicar no link https://drive.google.com/drive/folders/1e6feEotuVThEuhji87a8QDb8f6naKoRq?usp=sharing



Tema -Formação de Professores em tempos pandêmicos: projetos institucionais, ações universitárias e suas conexões com a escola