Políticas da Conferência

Sobre o Evento

O II - Seminário do Programa Residência Pedagógica (PRP) e III - Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como tema gerador : UFGD e a Escola - Formação de professores  nos programas institucionais PIBID e PRP. O referido evento visa promover a divulgação científica e pedagógica dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da formação de professores em nossa Universidade na edição de 2022/2024 dos programas institucionais PIBID e PRP.

A proposta do Evento evidencia o esforço de articulação em torno das preocupações relacionadas à formação de professores na Universidade Federal da Grande Dourados, integrando ações desenvolvidas por professores, estudantes e parceiros, envolvendo Programas com fomento externo, como o Programa Residência Pedagógica - PRP e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Assim, objetiva-se promover discussões acerca do cenário da educação, divulgação das ações realizadas pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na edição 2022/20224. Certamente, as ações realizadas evidenciam a plasticidade na formação docente, a qualidade dos cursos de licenciatura da UFGD e o compromisso profissional de todos os envolvidos.

 

 

Submissão e Comunicação Oral

Caro participante, criamos um vídeo, na edição anterior deste evento, que pode ser acessado pelo link < https://www.youtube.com/watch?v=ScD4yNsbzGE> para esclarecer qualquer dúvida quanto ao cadastro e submissão no sistema do evento.

Prazos para Submissão de trabalhos: 11/03/2024 à 22/03/2024.

Para o II - Seminário PRP e III - Seminário PIBID da UFGD, a submissão de trabalhos será na modalidade Relato de Experiência (RE).

Normas e submissão de trabalho: Disponível para Download  no link: https://docs.google.com/document/d/1OtOwAf54gWHJFPBZ01-CtMi1GXhDW_Wr/edit?usp=drive_link&ouid=107247866275729677215&rtpof=true&sd=true

Normas para submissão do Relato de Experiência (RE):

Título do artigo

(Centralizado, primeira letra em maiúscula, Times New Roman 12pt, negrito, entrelinha simples. Espaçamento antes e depois com 12pt)

Autor 1

Instituição

Id orcid

Autor 2

Instituição

Id orcid

(Times 12 pt, sem negrito, em itálico. Espaçamento antes e depois com 6 pts)

Resumo: Deve conter objetivo, metodologia e principais resultados da experiência apresentada no texto. Não deve conter referências.

(Times New Roman 12 pt, espaçamento simples. Apresentado em um único parágrafo, com alinhamento justificado e, no máximo, 10 linhas).

Palavras-chave: Mesma formatação do resumo. As palavras devem ser separadas por vírgula.

Introdução

Conforme indicado na página do evento, no item normas de submissão de trabalhos, as Comunicações Orais serão apenas na modalidade Relatos de Experiências (RE), cujo limite de paginação é de 04 a 08 páginas, incluindo o resumo e as referências.

Os arquivos devem ser salvos com a extensão “doc” ou “docx” e enviados pela plataforma do evento nos locais indicados, em versão cega – essa versão não pode conter qualquer identificação dos autores no corpo do texto. O arquivo deve ser nomeado com o sobrenome dos autores, por exemplo, Santos_versao_cega. Após os trabalhos passarem pelo crivo dos avaliadores, estes serão encaminhados para os autores para as devidas correções, se necessárias. Os trabalhos corrigidos, devem ser enviados novamente via plataforma do evento, com a identificação dos autores. Os arquivos em formato pdf devem ser nomeados com sobrenome e nome do primeiro autor, como: Santos_Cintia.pdf. Serão aceitos trabalhos com no máximo 8 autores.

(Times New Roman, com tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com recuo de 1,25cm na primeira linha, alinhamento justificado. Todas as páginas devem ser configuradas com margens superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita de 3 cm).

Desenvolvimento

Exposição da experiência de forma ordenada e detalhada. As citações diretas e indiretas devem seguir as normas da ABNT.

(Os subtítulos devem ser inseridos sem numeração, alinhados à esquerda, em Times New Roman, com tamanho 12, em negrito e somente a primeira letra em maiúsculo, com espaçamento antes e depois de 12 pts e espaçamento entre linhas simples).

Considerações Finais

Apresentar as considerações finais e explicitar a relevância da experiência desenvolvida para a formação de professores, inicial ou continuada, e/ou para o ensino e aprendizagem na Educação Básica.

(Times New Roman, com tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com recuo de 1,25cm na primeira linha, alinhamento justificado).

Referências

Devem ser referenciadas apenas as obras e documentos citados no trabalho, as quais devem ser organizados em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, conforme as normas da ABNT. Exemplo:

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

 

 

 

Cronograma do Evento

Quinta-feira (11/04/24) - Noturno

Local: Anfiteatro Unidade I - Centro

 

Horários

Atividades

16h30 – 19h

Credenciamento

19h- 19h15min

Cerimônia de Abertura

19h15min- 19h30min

Atração Cultural

19h30min-20h

Lançamento e-book PRP

20h-21h30min

Palestra de Abertura - Aproximações entre a Universidade e a Escola: a formação de professores em debate. Professor Dr. Carlos Vinicius da Silva Figueiredo – Secretário Municipal da Educação de Dourados

 

Sexta-feira (12/04/24) - Manhã

Local: FADIR

 

Horários

Atividades

08h – 09h30min

Apresentação de Trabalhos

09h30min - 09h45min

Intervalo

09h45min- 11h30min

Apresentação de Trabalhos

 

Sexta-feira (12/04/24) - Tarde

Local: FADIR

 

Horários

Atividades

13h30min – 15h

Apresentação de Trabalhos

15h-15h15min

Intervalo

15h15min- 17h30min

Apresentação de Trabalhos

 

Sábado (13/04/24) - Manhã

Local: Anfiteatro Unidade I - Centro

 

Horários

Atividades

08h – 09h30min

Mesa redonda: Escola e Comunidade

09h30min - 09h45min

Intervalo

09h45min- 11h30min

Encerramento: Coordenadoria de Ensino de Graduação: Dr. Mauricio Stefanes

 

 

CERTIFICADOS

Quando estiver disponível os certficados, estes poderão ser acessados aqui.

 

INSCRIÇÕES

Todos os participantes do evento devem realizar a inscrição por meio do link: https://forms.gle/W81tDqYZGFNZjVnFA

A certificação de participação do evento depende do preenchimento do formulário.

 

Cronograma de Apresentações de Trabalhos

CRONOGRAMA APRESENTAÇÕES

Car@s participantes,

 

Encaminhamos algumas orientações para organizar as apresentações dos trabalhos (modalidade Comunicação Oral), que serão realizadas durante sessões no dia 12 de abril de 2024, das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR), localizada na Rua Quintino Bocaiúva, nº 2.100, esquina c/ Manoel Santiago - Jardim da Figueira. CEP 79.824-140 – Dourados/MS.

Todos os apresentadores devem permanecer na sala desde o primeiro horário, independentemente da ordem de apresentação. Acadêmicos que forem chamados a apresentar e que não estiverem presentes serão reordenados para o final da fila de apresentações, dentro da mesma seção de Comunicação Oral.

As apresentações terão 10 minutos de tempo para exposição e 5 minutos para interpelações ou prorrogação, caso não tenha sido suficiente para concluir o tema o tempo previamente estipulado. O mediador da sessão organizará o tempo para questionamentos e debates, conforme o desenvolvimento dos trabalhos.

Em todas as sessões serão disponibilizados notebook e datashow. Além disso, haverá lista de presença, os autores dos artigos devem, no momento da apresentação, conferir se os nomes estão corretos, bem como o título do trabalho; qualquer alteração deve ser solicitada ao mediador. Estas alterações são necessárias para a emissão correta dos certificados.

Para ter acesso aos trabalhos completos que serão apresentados acessem o link: https://ocs.ufgd.edu.br/index.php?conference=seminarios-PRP-PIBIDUFGD&schedConf=II_PRP_III_PIBID&page=schedConf&op=presentations

Para quaisquer esclarecimentos quanto as apresentações entrem em contato no e-mail: pibid.prp.ufgd@gmail.com.

APRESENTAÇÕES PERÍODO MATUTINO

SALAS

APRESENTAÇÕES

FADIR - Sala de aula n. 101: 08hs às 9:30hs

Mediadora: Professora Dra. Elaine da Silva Ladeia

 

Título: Diversidade Cultural em Mato Grosso do Sul: relato da prática de ensino com uso da cartografia social.

Autores: Caroline Andressa Momente Melo, Lucilene de Souza Plens, Willian Moreira Costa

 

Título: A Importância dos Livros Didáticos e o seu Desafio na Prática de Ensino na Escola Indígena Kaiowa Guarani-PIBID.

Autora: Aguinalda Paim

 

Título: O Pibid na Escola Indígena Pancho Romero em Yvykuarusu/Takuaraty – um relato de experiência.

Autoras: Jaqueana Benites, Abigail Duarte Vera

 

Título: Ser professor na teoria e na prática: Experiência do Programa de Residência Pedagógica na E.M Profª. Efantina de Quadros.

Autoras: Kelly Cristina Silva Vieira, Adriana Aparecida Pinto, Francielly A. B. Teixeira

 

Título: O programa de Residência Pedagógica na contribuição dos saberes indígena na escola para formação de professores indígenas

Autores: Raquel Locário De Lima, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine Da Silva Ladeia

Título: Rotação por estações sobre a Radioatividade como metodologia ativa no Ensino de Química no Ensino Médio.

Autores: Carlos Leonardo Pereira Leguizamon, Eduardo de Barros Frich, Maria Julia Barroso Rodrigues, Juliana Rodrigues Ferraz, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto

INTERVALO: 09h30min às 09h45min

FADIR - Sala de aula n. 101: 09h45min às 11h30min

Mediadora: Professora Dra. Elaine da Silva Ladeia

 

Título: Desafios enfrentados na Agricultura Camponesa do Assentamento Palmeiras em Nioaque-MS.

Autores: Rodrigo Simão Camacho, Graciela Alves Carminatti, Guelry Fernandes Ocampos

 

Título: A Importância do PIBID na inserção do futuro educador no contexto escolar

Autora: Fatima Janete Rocha Ramos

 

Título: Experiências no Ensino de História Através do Programa de Residência Pedagógica: Materiais Didáticos e suas Influências

Autoras: Emilly Cruz de Oliveira, Evelyn Cruz de Oliveira, Adriana Aparecida Pinto

 

Título: Relato Experiencia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência: uma aproximação do formando no âmbito escolar

Autoras: Taynara Morales, Lauriene Seraguza Olegario e Souza

 

Título: Experiências do Programa Residência Pedagógica História UFGD junto a Escola Municipal Neil Fioravante em Dourados – MS

Autores: Sara Rayssa Torres Dos Santos, Tiago Da Silva Zorzi, Leise Regina De Souza Vieira

 

SALAS

APRESENTAÇÕES

FADIR - Sala de aula n. 102: 08hs às 9:30hs

Mediador: Professor Dr. Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: Relatos de experiências: Processos com o PIBID

Autores: Ana Paula Galdino da Silva, Vitória da Silva Condi, Isabela dos Santos Reis

 

Título: O programa Residência Pedagógica e a minha formação como professor indígena

Autores: Erasmo de Souza, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

Título: Estudo das Classificações das Reações Químicas por Intermédio de Mapa Mental Autores: Emilly Luiza Cabreira Campos, Camila Souza Brum Silva, Ademir de Souza Pereira

Título: Relatos do Programa Residência Pedagógica e as contribuições para o fortalecimento da Língua Materna Indígena

Autores: Wanir Duran, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: Um relato sobre as experiências do PRP no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu (FAIND/UFGD)

Autores: Shirley Li Quevedo Oliveira, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: Explorando as Concentrações de Soluções: Um Experimento no Cursinho Pré-Vestibular Popular da ADUF

Autores: José Leonardo Benagio Campos, Yasmin de Lima Santos Santos, Micael Sanches Manoel, Alison Iwazaki Freires, Ademir de Souza Pereira

 

INTERVALO: 09h30min às 09h45min

FADIR - Sala de aula n. 102: 09h45min às 11h30min

Mediador: Professor Dr. Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: Promovendo o Protagonismo Feminino nas Ciências: Relato de uma Abordagem dinâmica do jogo Perfil adaptado

Autores: Mayara Oliveira Vilalba, Aline Domingues, Antônio Francisco Braz Neto, Érica Silva, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto

 

Título: Rotação por estação: uma proposta didática para abordar o conceito de radioatividade

Autores: Anne Karoline Alberto, Lorvia Carmem Ortiz, Keila Batista Dias, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos

 

Título: Exploração interpretativa no ambiente educacional: vivência no Programa de Residência Pedagógica em Biologia da UFGD.

Autores: Rafael Lopes Lopes de Oliveira, Heloize Maia dos Santos, Diego Marques da Silva Medeiros, Michelli Cristine Nunes Facholi

 

Título: As experiências do Programa Residência Pedagógica nas escolas Ñande Reko

Arandu e Mbo’eroy Arandu

Autores: Cleunice Toral, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine da Silva Ladeia

Título: As contribuições do PRP na Educação Escolar Indígena da Aldeia Taquaperi

Autores: Michel Gomes Rocha, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

 

 

SALAS

APRESENTAÇÕES

FADIR - Sala de aula n. 104: 08hs às 9:30hs

Mediador: Professor Dr. Walter Roberto Marschner

 

 

Título: Tecendo Aprendizagens: Atravessamentos pessoais partir do PIBID

Autores: Ana Paula Galdino da Silva, Igor Gabriel Freiro Alves, Bruna Fernanda Barros, Mariana Leite Morais

Título: As experiências do PRP e a relevância dos livros bilíngues e interculturais na escola indígena

Autores: Hernani Cáceres, Vera Rosana Gonçalves, Erika Moreira Benites, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine da Silva Ladeia

Título: Relatos do PRP e as contribuições desse projeto para formação docente indígena Guarani e Kaiowá

Autores: Ezequiel Assis Morais, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: Experiência da docência na graduação

Autora: Alessandra Zardin

 

Título: Relato de Experiencia: Residência pedagógica e a inclusão nas aulas de educação física.

Autores: Leandro Araujo, Adriele da Cunha Martins Luiz, Daniely Oliveira Pereira

 

Título: O Processo de formação docente e aprendizagem pedagógica através do Programa de Residência Pedagógica

Autoras: Izabela Fokura Lima, Adriana Aparecida Pinto

INTERVALO: 09h30min às 09h45min

FADIR - Sala de aula n. 104: 09h45min às 11h30min

Mediador: Professor Dr. Walter Roberto Marschner

 

 

 

Título: Da Estrutura Atômica à Revolução Científica: Regência em sala de aula

Autores: Diego Henrique Afonso, Carlos Eduardo Moreira Cubas, Camila Souza Brum Silva, Ademir de Souza Pereira

 

Título: Reflexões sobre o Impacto da Segmentação por Desempenho na Educação

Autores: Hainel Dronov Cavalcante, Emilly Souza Monteiro

Título: As experiências da Residência Pedagógica na formação de professores indígenas no município de Paranhos - MS

Autores: Tomas Vera, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine da Silva Ladeia

 

Título: A Etnomatemática presente na confecção das redes indígena do povo Kaiowá

Autores: Reigineide Perito Concianza, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

Título: Extração de DNA de banana para o ensino de Biologia: uma experiência de Residência Pedagógica

Autores: Mateus Vinicius Teles Lima, Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Thais Pereira Fonseca Ferreira, Diego Marques da Silva Medeiros, Washington Reginaldo Yukishique Kubo

 

 

SALAS

APRESENTAÇÕES

FADIR - Sala de aula n. 105: 08hs às 9:30hs

Mediadora: Professora Dra. Vivian dos Santos Calixto

 

 

Título: Relatos da sala de aula: primeiros contatos

Autores: Alexandre Luiz Porto Junior, Anna Gabriella Rodrigues Ferreira Prudêncio, Beatriz Claro Aguero, Geisiane Araújo da Silva, Larissa dos Santos Catonho, Marcos Paulo Mattos Oliveira, Mariane França Carneiro, Morgana Lirio Domiciano

Título: As histórias, a Língua Materna e a Educação escolar indígena como caminho de luta do povo Guarani

Autores: Valmir Diquelme Martins, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: Ações do Programa Residência Pedagógica na área de Matemática na escola indígena de Sassoró

Autores: Cleidiane Salina Torre, Rosilene Gomes Nunes, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine da Silva Ladeia

 

Título: Diário PRP

Autores: João Gabriel Pereira Martins, Diego Marques da Silva

Título: Relato de experiencia PIBID 2023\2024

Autora: Rayane Campos Ferreira

Título: Exploração interpretativa no ambiente educacional: vivência no Programa de Residência Pedagógica em Biologia da UFGD.

Autores: Heloize Maia dos Santos, Rafael Lopes de Oliveira, Michelli Cristine Nunes Facholi Bendassolli, Diego Marques da Silva Medeiros Correio

 

INTERVALO: 09h30min às 09h45min

FADIR - Sala de aula n. 105: 09h45min às 11h30min

Mediadora: Professora Dra. Vivian dos Santos Calixto

 

 

Título: Educação Física: Atividade Física e sua Aprendizagem com a Inclusão

Autores: Camila Gabriele Oliveira, Jacqueline da Silva Nunes

Título: Um olhar para as experiências do PRP no curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Faculdade Intercultural Indígena

Autores: Jessica Quevedo Oliveira, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine Da Silva Ladeia

 

Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA: Residência Pedagógica e os impactos na formação docente

Autores: Laura Niz dos Reis, Hemily Rodrigues Silva, Lucas Gonçalves Pedrozo, Bruno Ponciano e Jacqueline da Silva Nunes

Título: Programa Residência Pedagógica e Ensino da Cartografia Social na Escola do Campo Prof.ª Tertulina Martins de Oliveira

Autores: Rodrigo Simão Camacho, Graciela Alves Carminatti

Título: Regência na aula de química sobre a Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos

Autores: Amanda de Almeida, Vitor Augusto Berni Peres, Adriana Letícia Montiel, Haroldo Marques Goncalves, Ademir de Souza Pereira

 

 

SALAS

APRESENTAÇÕES

FADIR – Auditório 01: 08hs às 9:30hs

Mediador: Professor Dr. Márcio Mucedula Aguiar

 

Título: Um relato de experiência sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP)

Autores: Andrielle Silva, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: Um relato de experiência que a participação no Programa de Residência Pedagógica a partir dos livros didáticos e paradidáticos produzidos por comunidades indígenas

Autores: Anália Reginaldo Gomes, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

Título: Relato de Experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência:

uma aproximação do formando no âmbito escolar

Autoras: Taynara Morales, Lauriene Seraguza Olegario Souza

Título: Vivências escolares por outro olhar

Autora: Kamily Vitória Dourado da Silva

Título: Júri Simulado: Uma Metodologia Ativa para o debate sobre Agrotóxicos no Ensino Médio

Autores: Iris da Silva Gomes, Julli Adna Figueira, Poliana Almeida, Juliana Rodrigues Ferraz, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto

 

INTERVALO: 09h30min às 09h45min

FADIR - Auditório 01: 09h45min às 11h30min

Mediador: Mediador: Professor Dr. Márcio Mucedula Aguiar

 

Título: Programa Residência Pedagógica na Aldeia Sassoró: Uma Síntese Dos Relatos De Experiências

Autores: Luiz Carlos Montiel, Viviane Fernandes, Mireli Samorio Borvão, Sara Duarte Urtado, Adrieli Gomes Gonçalves

 

Título: Uma experiência do Programa Residência Pedagógica no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu

Autores: Jaquielison Da Silva, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

Título: O Programa Residência Pedagógica na Escola do Campo Luiz Carlos Sampaio: Cartografia Social e Descarte do Lixo Reciclável

Autores: Rodrigo Simão Camacho, Graciela Alves Carminatti, Josiane Gonçalves Da Silva

Título: Era Uma Vez En La Fronteira Pibidiana

Autores: Heloisa Pajeu Sampaio Pajeu Sampaio, Isabela Teles Pereira, Maria de Fátima Serafim da Silva, Mariana Luz Bento, Paulo Otávio Ribeiro Delgado, Vanessa Lopes Ribeiro

Título: Caracterização da Aldeia Rancho Jacaré no Município de Laguna Carapã -Ms

Autores: Tony Elias Lopes Ribas, Rodrigo Simão Camacho, Eliezer Franco, Marieide Alziro, Marilene Aquino, Ginaldo Cavalheiro, Rosiane Fernandes

 

 

SALAS

APRESENTAÇÕES

FADIR – Auditório 02: 08hs às 9:30hs

Mediadora: Professora Dra. Jacqueline da Silva Nunes

 

 

Título: Um olhar para o Mitã kambyryru jere - coalho virado na terra indígena Panambizinho – Dourados – MS

Autores: Cleide da Silva Pedro, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: Residência Pedagógica nos cursos de Pedagogia e Educação Física na Escola Municipal Aurora Pedroso Camargo.

Autores: Vinícius Montalvão Melo Zoffoli de Aguiar, Glaucia Aparecida Ferreira de Assunção, Jacqueline da Silva Nunes, Cariel Freitas Araujo, Gabrielly Rodrigues Feitosa

Título: Relato de experiência do Programa Residência Pedagógica na escola Adriano Pires da terra indígena Pirajuí – Paranhos/MS

Autores: Rosangela Pires, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

Título: Programa Residência Pedagógica Na Aldeia Sassoró: Uma Síntese Dos Relatos De Experiências

Autores: Viviane Fernandes, Luiz Carlos Montiel, Mireli Samorio Borvão, Sara Duarte Urtado, Adrieli Gomes Gonçalves

Título: Caça ao tesouro: balanceamento químico por meio da ludicidade

Autores: Polyana de Sá Fialho, Eduardo da Silva Bueno, Keila Batista Dias, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos

 

INTERVALO: 09h30min às 09h45min

FADIR - Auditório 02: 09h45min às 11h30min

Mediadora: Professora Dra. Jacqueline da Silva Nunes

 

Título: Desafios dos povos Guarani e Kaiowá na produção de sementes tradicionais na

reserva indígena Te’ Yikue/MS

Autores: Edmar Manoel, Vanusa Rodrigues Horas, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: As experiências do PRP nas contribuições da formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá em Dourados/MS

Autores: Leninha Hilton, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: Dificuldade dos alunos indígenas no ensino médio, da aldeia Yvykuarusu e Takuaraty, Paranhos/MS

Autores: Elizangela Fernandes, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: Relato de Experiência do Programa Residência Pedagógica na Licenciatura em Educação do Campo

Autores: Jocilene Correa, Matheus de Souza Araújo, Rodrigo Simão Camacho

 

Título: Experiências de ensino e a formação de professores de História em Programas

Institucionais – a semana da consciência negra.

Autoras: Claudia Renata Faleiro, Michele Melo Martins, Adriana Aparecida Pinto

 

 

APRESENTAÇÕES PERÍODO VESPERTINO

SALAS

APRESENTAÇÕES

FADIR - Sala de aula n. 101: 13h30 min às 15h

Mediador: Professor Dr. Fernado Cesar Ferreira

 

Título: Potencial do PRP para a formação docente: o caso do PRP Bio/UFGD.

Autores: Diogo Gomes Arnold, Diego Marques da Silva

 

Título: As contribuições do PRP para o Estágio Supervisionado do curso de licenciatura intercultural indígena Teko Arandu

Autores: Odina Duarte, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine Da Silva Ladeia

 

Título: As contribuições do PRP na Formação de professores indígenas na escola da Reserva Sassoró.

Autores: Waneide Garay Duarte, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine Da Silva Ladeia

 

Título: Residência pedagógica e cartografia social: relato de experiências sobre problemas destacados por moradores do Assentamento Itamarati II – Ponta Porã

Autores: Leandro Darc da Silva, Raquelina Dias de Oliveira, Lairoi Da Silva Toledo, Elisandra da Silva Toledo, Simonez Mariano dos Santos

 

Título: O Programa Regência Pedagógica na Educação do Campo: Interdisciplinaridade e Realidade do Estudante como parte Constitutiva da Prática Docente

Autores: Antonio Francisco de Oliveira, Matheus de Souza Araujo, Rodrigo Simão Camacho

 

Título: Vivências Transformadoras dentro do PIBID

Autores: Anderson Souza dos Anjos, Heloiza Mariano Tenório, Millena Ferreira de Oliveira, Isabela Ferrari Julio, Vanessa Lopes Ribeiro

INTERVALO: 15h às 15h15min

FADIR - Sala de aula n. 101: 15h15min às 17h30min

Mediador: Professor Dr. Fernado Cesar Ferreira

 

 

Título: Espaço e caminho de conhecimento na reciprocidade da vida cotidiana, numa educação escolar, juntamente com ajuda e apoio da Universidade Federal da Grande Dourados

Autores: Marcilene Martins Lescano, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: A relevância do Programa Residência Pedagógica para minha formação enquanto professor indígena na aldeia Pirajuí

Autores: Hugo Cáceres Pires, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: Relato de Experiência do Programa Residência Pedagógica em Escola do Campo: Formação de Professores, Cartografia Social e Sustentabilidade

Autores: Matheus de Souza Araujo, Rodrigo Simão Camacho, Antonio Francisco de Oliveira, Erica Lescano dos Santos, Jocilene Correa, Bianca Meiriely Morais Inacio Gonçalves

 

Título: Ligações Quimicas por meio de Rotação por Estação: um relato do pibid/ufgd

Autores: Julio Vieira Rodrigues, Kamilla Mirian Lopes dos Santos, Keila Batista Dias, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto

 

Título: Observar para aprender

Autores: Alandisson Conceição Santos

 

 

SALAS

APRESENTAÇÕES

FADIR - Sala de aula n. 102: 13h30 min às 15h

Mediador: Professor Dr. Irio Valdir Kichow

 

 

Título: Um olhar para a Licenciatura Intercultural Indígena e o Magistério não indígena na formação de professores Guarani e Kaiowá.

Autores: Silvânia Fernandes, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine da Silva Ladeia

 

Título: Relatos das experiências do PRP na formação de uma professora indígena Kaiowá

Autores: Karolaine Benito Pedro, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine Da Silva Ladeia

 

Título: Acadêmicos e futuros docentes na rede de ensino.

Autor: Everton Lopes Martinez

Título: Início de uma jornada rumo a docência

Autor: Felipe Carvalho de Jesus

Título: UFGD e a Escola – Formação de professores nos programas institucionais PIBID e PRP.

Autor: Artemio Guilherme Bezerra Rolin

 

INTERVALO: 15h às 15h15min

FADIR - Sala de aula n. 102: 15h15min às 17h30min

Mediador: Professor Dr. Irio Valdir Kichow

 

 

Título: A Química do Sabão por meio de uma atividade experimental no ensino de química.

Autores: Ana Walkilaine Barbosa do Nascimento, Maria Eduarda Perrud, Haroldo Marques Gonçalves, Ademir de Souza Pereira

 

Título: O programa Residência Pedagógica (PRP) e os relatos de experiência nas vivências acadêmicas.

Autores: Eládio Benites Aranda, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro

 

Título: Experiências do Programa Residência Pedagógica História UFGD junto a Escola

Municipal Neil Fioravante em Dourados - MS

Autores: João Felipe Ramos Teles, Carlos Eduardo Calixto Lima, Reginaldo Gonçalves de Lima, Leise Regina de Souza Vieira

 

Título: Minhas experiências do Programa Residência Pedagógica e as contribuições para a

Educação Escolar Indígena

Autores: Clarice Torres, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Elaine da Silva Ladeia

 

Título: Integração Escola-Universidade: Uma Abordagem Empírica para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências na Educação Básica

Autores: Adriano dos Santos Piornedo, Diego Marques da Silva Medeiros, Carlos Henrique Machado de Almeida, Isis de Oliveira Almeida, Julia Gonçalves de Almeida, Kassiana Borges de Oliveira

 

 

SALAS

APRESENTAÇÕES

FADIR - Sala de aula n. 104: 13h30 min às 15h

Mediador: Professor Dr. André Luís Freitas da Silva

 

Título: Aula Temática Sobre Acidentes Radioativos: Relato De Experiência Pibid Química UFGD

Autores: Ronald Alves Miguel, Ana Carolina Manvailer Siqueira, Delciana Fernandes, Maria Martins Greff Benites Tereza, Erica da Silva Cristina, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos

 

Título: Relato de experiência do PIBID Geografia/Sociologia 2023 /2024

Autora: Lívia dos Santos Galindo

 

Título: Workshop de construção de infográficos dos Povos originário do MS: Guarani Kaiowá, Guató, Kadiwéu e Terena

Autores: Amanda Gabrielle Miranda Barreto, Edvim Lourenço Costa Moreira Borges, Caroline Andressa Momento Melo, Camila Riboli Rampazzo, Flavia Domingos Gabriela Silva, Bruno Jose Rodrigues Frank

Título: Educação e práticas de liberdade: relato sobre experiências do subprojeto Arte do PIBID/UFGD (2022-2024).

Autores: Igor Emanuel de Almeida Schiavo, Ana Paula Galdino da Silva, Alexandre Luiz Porto Junior, Vanessa Lopes Ribeiro

 

INTERVALO: 15h às 15h15min

FADIR - Sala de aula n. 104: 15h15min às 17h30min

Mediador: Professor Dr. André Luís Freitas da Silva

 

Título: Olhares sociológicos e geográficos sobre o fenômeno da globalização: relato de uma experiência pedagógica

Autor: Miriam Além Vicente, Rodrigo Novais de Menezes, Emily Theissa Rosa de Souza, Marcia Cristina Arguelho Mendes, Valério Catellan Wolobueff da Silva

 

Título: Rotação por estações na educação inclusiva por meio de atividades experimentais no ensino de química

Autores: Thaís Castro Silva Ribeiro, Taís Alves de Almeida, Alison Iwazaki Freires, Ademir de Souza Pereira

 

Título: Experimentos investigativos como ferramenta de ensino de Ácidos e Bases: um relato de experiência no PIBID

Autores: Geniffer Gimenes da Silva, Paulo Ribeiro dos Santos Junior, Keila Batista Dias, Elaine da Silva Ramos, Vivian dos Santos Calixto

 

Título: Utilizando a Atividade “Passa ou Repassa” para revisão de conteúdos de Química: relato de experiência PIBID-UFGD

Autores: Jaqueline Ortiz Alves, Kamilla Mirian Lopes dos Santos, Keila Batista Dias, Vivian dos Santos Calixto, Elaine da Silva Ramos

 

 

 



Tema - UFGD e Escola: Formação de professores nos programas institucionais PIBID e PRP