Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v. 3, n. 3: III Simpósio Nacional de Engenharia de Produção

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MODELOS DE PREVISÃO APLICADOS EM UMA INDUSTRIA FARMACÊUTICA E COSMÉTICA.
Bruno Martins Moreira, Jessica Cândida Silva e Salles, Pedro Vitor Damasceno Machado

Última alteração: 2021-03-14

Resumo


A previsão de demanda é uma ferramenta de grande necessidade no planejamento estratégico e operacional das empresas que procuram otimizar suas operações. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo encontrar um modelo de previsão de demanda para um determinado produto que apresente um erro menor que o método utilizado pela empresa. Este trabalho apresenta um estudo de caso onde foram aplicadas técnicas de previsão de demanda em um produto que pertence ao portfólio de uma empresa do ramo farmacêutico e cosmético localizada no centro-oeste de Minas Gerais. Dentre as 6 técnicas utilizadas, a que apresentou o menor erro foi o método de média móvel ponderada, onde o erro resultante do modelo apresentou um decréscimo em relação ao método em vigor na empresa. Atualmente o erro está em 38,5% e foi reduzido para 12% com a novo modelo de previsão.

Palavras-chave


previsão; demanda; outliers.

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