Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v. 3, n. 3: III Simpósio Nacional de Engenharia de Produção

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIA ATIVA NA ENGENHARIA: aplicação do PBL em uma disciplina da Engenharia de Produção
Alice Pizetta de Oliveira, Izabella Vettorazzi

Última alteração: 2021-03-14

Resumo


Este artigo demonstra a aplicabilidade da metodologia Problem Based Learning na disciplina de Engenharia da Qualidade I. Por meio da caracterização da metodologia foi possível observar e discutir vantagens e desvantagens do método PBL em relação ao método tradicional, apontando propostas de melhoria na qualidade do ensino de Engenharia. De forma geral, podemos concluir que a PBL estimulou a organização do tempo, assertividade, liderança e promoveu o pensamento crítico. Com esses resultados, foi proposto um modelo passo a passo para futuras aplicações do método

Palavras-chave


Metodologia ativa; Educação; Ensino superior; Engenharia; Qualidade de ensino

Texto completo: PDF