Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v. 2, n. 2: II Simpósio Nacional de Engenharia de Produção

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PERCEPÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DO TRANSPORTE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
Lucas Menezes Pereira

Última alteração: 2021-02-09

Resumo


O presente artigo avalia o serviço de transporte universitário oferecido pela Universidade Federal da Bahia à sua comunidade estudantil, baseado em opinião pública e em aspectos de qualidade já consolidados na literatura. A participação voluntária e anônima dos entrevistados, mediante questionário online, trouxe resultados que indicaram grande percepção dos estudantes sobre questões que necessitavam de melhoria, pois houve predominância de opiniões em: insuficiência da frota e de horários de partida, má pontualidade na saída e impossibilidade de rastreio do tráfego dos veículos. Um item do formulário foi destinado a comentários sobre outras questões de importância na visão dos estudantes. A partir de um estudo das causas, propuseram-se medidas que devem ser levadas em conta num futuro plano de ações. A iniciativa do pesquisador em abordar este serviço em seus estudos veio a partir da quantidade considerável de queixas sobre o mesmo, além do convite do setor de transportes da universidade para aperfeiçoa-lo. Este estudo possui grande aplicabilidade também em outras instituições de ensino, podendo ganhar grande credibilidade, como ocorreu neste caso, no qual 78,1% dos entrevistados o classificou como sendo útil ou extremamente útil.

Palavras-chave


transporte; UFBA; avaliação; melhoria.

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