Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v. 2, n. 2: II Simpósio Nacional de Engenharia de Produção

Tamanho da fonte: 
INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA LOCAL “PONTO COM”
Manassés da Silva Nogueira, Daniela Althoff Philippi, Bruno Matos Porto

Última alteração: 2021-02-09

Resumo


Inovação é renovar, inventar, criar e colocar em prática. A inovação pode ser de um bem ou serviços, no processo, de marketing ou num método organizacional, podendo ser radical ou incremental. As inovações estão presentes na rotina das organizações, sendo fortemente associadas à competitividade na sua forte correlação com o desempenho empresarial. Em Aquidauana-MS, a Ponto Com é uma empresa pioneira em comunicação visual, e tem investido fortemente em inovações. A presente pesquisa objetivou descrever como foram as inovações ao longo do tempo na Ponto Com e a sua relação com a competitividade. Com estudo de caso, assentado em observações, entrevistas e pesquisa documental, os resultados evidenciaram inovações de produto e processo, classificadas também como incrementais que influenciam positivamente na competitividade organizacional. Por fim, são apresentadas sugestões à empresa e para futuros estudos.

Palavras-chave


Inovação; competitividade; Comunicação visual.

Texto completo: PDF