Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v. 2, n. 2: II Simpósio Nacional de Engenharia de Produção

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE ENGENHARIA: UM ESTUDO APLICADO
Rafael Sanaiotte Pinheiro, Alexandre de Meira Vasconcelos, Diego Rorato Fogaça, Amanda Fernandes Barroso

Última alteração: 2021-02-08

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise das opiniões dos alunos em relação às atividades práticas desenvolvidas com o uso de metodologia ativa PBL e ferramenta ágeis de gestão de projetos, nas disciplinas Práticas em Engenharia de Produção 1 e 3 do curso de Engenharia de Produção da UFMS/FAENG. Foi utilizado o software Iramuteq para a análise de conteúdo textual. Os alunos demonstraram bastante interesse pelo desenvolvimento de atividades práticas dentro da sala de aula e apresentaram um grande engajamento nas disciplinas para atingir os objetivos propostos. Os resultados corroboram a literatura existente sobre metodologias ativas  na promoção do desenvolvimento de habilidades e competências exigidas pelo mercado.


Palavras-chave


Metodologia Ativa; PBL; Srum; Engenharia de Produção

Texto completo: PDF