Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v. 2, n. 2: II Simpósio Nacional de Engenharia de Produção

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE VIABILIDADE DE PRODUÇÃO E VENDA DE CERVEJA ARTESANAL
Jussilaine Fernandes Lemes, Jussara Fernandes Lemes, Kelly Cristina da Silva Brabes

Última alteração: 2021-02-08

Resumo


A origem da cerveja se deu há mais de 6 mil anos atrás e hoje ela é a segunda bebida mais consumida no mundo. No Brasil, a produção de cerveja tem crescido potencialmente, tanto que o país ocupa a terceira posição no ranking mundial de produtores da bebida e o seu consumo tem crescido igualmente, chamando a atenção de cervejeiros para este mercado. O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade da produção de cerveja artesanal com o intuito de venda por meio de métodos de análises de empreendimentos. Desta forma, através de uma pesquisa por meio de questionário online foram coletados dados que permitiram levantar um perfil do produtor, estilos de produção e equipamentos, além de características do produto e de mercado. A faixa de produção variou entre 20 a 50 litros e 50 a 100 litros, com um tempo de produção menor de 1 mês, sendo o estilo mais apreciado pelos cervejeiros e consumidores a cerveja Pale Ale, com um preço de venda médio de R$ 18,55 por litro. Com estes dados foi realizada uma pesquisa de custo inicial para a aquisição de equipamentos em sites especializados e foram calculados estimativamente os gastos com insumos, água e gás, mensalmente. Tais levantamentos de custos foram colocados no Fluxo de Caixa Projetado para os casos analisados, com preço de venda de R$ 15,00 e R$ 18,55, obtendo o VPL e TIR para cada caso no período de 24 meses. Ao final do período de análise todos os casos apresentaram parâmetros positivos.


Palavras-chave


Cerveja Artesanal; Viabilidade; Produção; Venda.

Texto completo: PDF