Última alteração: 2021-02-09
Resumo
Há um crescimento da utilização de gás natural como fonte de energia em residências e em empreendimentos comerciais e industriais. O Brasil tem despontado como uma potência neste setor e as empresas de distribuição devem estabelecer padrões de qualidade e desempenho para se manterem competitivas. As atividades de manutenção industrial são prioritárias na distribuidora de gás estudada devido ao elevado nível de automação e a restrições de segurança de suas operações. Este trabalho visa analisar as atividades de do setor de operações e manutenção por meio de carta de controle por atributos (carta p e carta u). A empresa tem o sistema ERP implantado e os dados analisados foram as ordens de serviço abertas pelos técnicos do setor de operações e manutenção no período de um ano. Mediu-se o número de ordens de serviço defeituosas e o número de defeitos em cada uma para a construção das cartas de controle. Os resultados apontaram a baixa capabilidade do processo, comprovada por um elevado número de ordens de serviço com erros. Recomendou-se a inclusão da carta de controle na rotina da equipe e a intensificação do treinamento do sistema ERP.