Tamanho da fonte:
A MULTIDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA INVESTIGATIVA DAS CAUSAS DE DESMOTIVAÇÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Última alteração: 2021-02-09
Resumo
Este trabalho teve como objetivo utilizar ferramentas da Gestão da Qualidade (Brainstorming, Diagrama de Ishikawa e 5W2H) durante as aulas de Comportamento Organizacional para investigar as causas de desmotivação escolar entre os alunos do Curso Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio. O Brainstorming permitiu levantar as principais causas de desmotivação escolar entre os alunos, como: o excesso de provas e trabalhos, alta carga horária, falta de planejamento, entre outros. Depois, as causas de desmotivação foram colocadas no Diagrama de Ishikawa, agrupadas em oito famílias (alunos, professores e servidores, infraestrutura, critério de avaliação, clima/cultura organizacional, método de ensino, carga horária e ambiente externo). Por último, os alunos utilizaram a ferramenta 5W2H para pensar em possíveis soluções para os problemas apresentados. A abordagem multidisciplinar se mostrou efetiva para levantamento das causas de desmotivação escolar e também para elaboração de uma proposta de solução.
Palavras-chave
Multidisciplinar; Motivação escolar; Brainstorming; Diagrama de Ishikawa; 5W2H.
Texto completo:
PDF