Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v. 2, n. 2: II Simpósio Nacional de Engenharia de Produção

Tamanho da fonte: 
A MULTIDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA INVESTIGATIVA DAS CAUSAS DE DESMOTIVAÇÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Denise Cervilha de Freitas, Leandro Gomes de Oliveira;, William Sbrama Peressim;

Última alteração: 2021-02-09

Resumo


Este trabalho teve como objetivo utilizar ferramentas da Gestão da Qualidade (Brainstorming, Diagrama de Ishikawa e 5W2H) durante as aulas de Comportamento Organizacional para investigar as causas de desmotivação escolar entre os alunos do Curso Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio. O Brainstorming permitiu levantar as principais causas de desmotivação escolar entre os alunos, como: o excesso de provas e trabalhos, alta carga horária, falta de planejamento, entre outros. Depois, as causas de desmotivação foram colocadas no Diagrama de Ishikawa, agrupadas em oito famílias (alunos, professores e servidores, infraestrutura, critério de avaliação, clima/cultura organizacional, método de ensino, carga horária e ambiente externo). Por último, os alunos utilizaram a ferramenta 5W2H para pensar em possíveis soluções para os problemas apresentados. A abordagem multidisciplinar se mostrou efetiva para levantamento das causas de desmotivação escolar e também para elaboração de uma proposta de solução.

Palavras-chave


Multidisciplinar; Motivação escolar; Brainstorming; Diagrama de Ishikawa; 5W2H.

Texto completo: PDF