Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v. 2, n. 2: II Simpósio Nacional de Engenharia de Produção

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO EM UM RESTAURANTE COMO FERRAMENTA DE APOIO À ESTRATÉGIA DE ENTREGAS A DOMICÍLIO
Alessandro da Silva Barbosa, Saulo Gomes Moreira, Nadya Kalache, João Batista Sarmento dos Santos Neto

Última alteração: 2021-02-09

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a estratégia utilizada em um Restaurante que entrega marmitas e marmitex, e reduzir custos de transporte por meio de um modelo ou método de roteirização. Esse método visa à otimização das rotas através da diminuição das distâncias e, consequentemente, diminuição dos custos de entrega. A aplicação do modelo foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando uma abordagem quantitativa para realizar modelagem matemática para resolução de problemas de tomada de decisão. Ainda sobre o método, foi realizada uma pesquisa de caráter primário, na qual os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada com o proprietário do estabelecimento, analisando-os de forma quantitativa, de modo a aplicar a resolução utilizando dois tipos de problemas de roteirização, sendo eles o Problema do Caixeiro Viajante e o Problema de Roteirização Clássica de Veículos nas operações de entrega dos produtos. Por fim, recorreu-se à análise de cenários para comparar o cenário atual com três cenários propostos, construídos com base em modelos matemáticos de roteirização, com o objetivo de quantificar a redução das distâncias e custos.

Palavras-chave


: Roteirização em restaurante; Problema de roteirização; Problema do caixeiro viajante; Problema de roteirização clássica de veículos.

Texto completo: PDF