Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v. 2, n. 2: II Simpósio Nacional de Engenharia de Produção

Tamanho da fonte: 
ALCANÇANDO A VANTAGEM COMPETITIVA POR MEIO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Lucas de Aguiar Logo, Henrique Takashi Adati Tomomitsu

Última alteração: 2021-02-09

Resumo


Com o passar dos anos as empresas começaram a investir em práticas relacionadas a sustentabilidade, mantendo seu ritmo, desempenho e rentabilidade, buscando retorno financeiro e vantagem competitiva. Dessa forma o objetivo do trabalho é identificar as práticas sustentáveis que uma empresa do segmento de telecomunicações pode adotar em sua operação para que a empresa alcance uma vantagem competitiva. Para tanto foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicação. Os resultados deste trabalho confirmam que as práticas sustentáveis contribuem para que a empresa alcance vantagem competitiva, principalmente em termos de custo, e que determinadas práticas podem ser consideradas um diferencial em termos de experiência ao cliente como a digitalização de determinados processos. Cabe ressaltar que o investimento destinado as implantações de práticas sustentáveis pelas empresas podem não ser viáveis financeiramente sem um planejamento prévio adequado e controlado.


Palavras-chave


Práticas sustentáveis; Telecomunicação; Sustentabilidade; Estudo de Caso.

Texto completo: PDF