Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

MODELO DE SUBMISSÃO DE ARTIGO PARA O SINEP

 

1Primeiro Autor do Trabalho; 1e-mail do primeiro autor; 1Instituição de Ensino do primeiro autor;

2Coautor 1; 2e-mail do coautor 1; 2Instituição de Ensino do coautor 1;

3Coautor 2; 3e-mail do coautor 2; 3Instituição de Ensino do coautor 2;

4Coautor 3; 4e-mail do coautor 3; 4Instituição de Ensino do coautor 3;

 

RESUMO: Este texto apresenta o modelo de submissão para os trabalhos do Simpósio Nacional de Engenharia de Produção. Pedimos que este seja lido com atenção pelos autores anteriormente ao ato de submissão. Aspectos do modelo serão brevemente discutidos e a formatação usada será apresentada através de figuras, gráficos, tabelas e textos. Reforçamos que trabalhos em outros modelos ou com formatação incompatível com a apresentada aqui serão REJEITADOS pela comissão organizadora. O título do trabalho deve estar escrito em Times New Roman, negrito, tamanho 18, com letras MAIÚSCULAS e centralizado. A palavra RESUMO, que antecede o texto aqui exposto, deve ser escrita em letras MAIÚSCULAS, negrito, tamanho 10 e seguida de dois pontos. O texto do resumo, limitado a 250 palavras, deve apresentar, de forma sucinta, os objetivos do trabalho, sua metodologia, principais aspectos analisados e conclusões. Nele, deve-se usar fonte Times New Roman tamanho 10, justificado e em itálico. Os nomes dos autores devem ser escritos por extenso, bem como o nome da instituição ao qual pertencem.

PALAVRAS-CHAVE: devem conter as palavras e expressões mais representativas do conteúdo do trabalho, separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Entre as PALAVRAS-CHAVE e a primeira seção principal (INTRODUÇÃO) deve existir o espaço equivalente a duas linhas no tamanho 12.

ABSTRACT: This text presents the submission model for the work of the Simpósio Nacional de Engenharia de Produção (National Symposium of Production Engineering). We ask that this be read carefully by the authors prior to the act of submission. Aspects of the model will be briefly discussed and the formatting used will be presented through figures, graphs, tables and texts. We emphasize that work on other models or with formatting incompatible with that presented here will be REJECTED by the organizing committee. The title of the paper should be written in Times New Roman, bold, size 18, with CAPITAL letters and centered. The word ABSTRACT, which precedes the text presented here, must be written in CAPITAL letters, bold, size 10 and followed by a colon. The text of the abstract, limited to 250 words, should present, briefly, the objectives of the work, its methodology, main aspects analyzed and conclusions. In it, one must use font Times New Roman size 10, justified and in italics. The names of the authors should be written in full, as well as the name of the institution to which they belong.

KEYWORDS: should contain the words and expressions most representative of the work content, separated by semicolons, and terminated by point. Between the KEYWORDS and the first main section (INTRODUCTION) there must be space equivalent to two lines in size 12.

1. Introdução

Este documento tem como objetivo descrever os aspectos de formatação do modelo de artigo, portanto serve como referência. Utilizando os estilos pré-definidos que constam deste documento, ele facilitará o seu trabalho. Para isso observe as instruções e formate seu artigo de acordo com o padrão definido ou copie e cole os textos do original diretamente numa cópia deste documento. Na avaliação do seu artigo esta formatação será de fundamental importância.

Lembre-se que uma formatação correta é essencial para uma boa avaliação do seu trabalho. Artigos fora da formatação serão retirados do processo de avaliação.

Atenção, os artigos deverão ter no máximo 5 (cinco) autores, sem limite de participação como autor/coautor em artigos enviados para o evento.

Devem ser enviados 2 (dois) arquivos: o primeiro arquivo com nomes dos autores e coautores e o segundo arquivo sem os nomes.

Não será permitido inclusões/exclusões/alterações de autores após a submissão do artigo.

Após avaliado, não poderá haver, em hipótese alguma, a substituição dos arquivos aprovados.

2. Formatação geral

O corpo do artigo não deve conter: Título, Nome(s) do(s) autor(es), Resumo, Abstract, Palavras-chave e keyword. O preenchimento de todos esses dados é “obrigatório” durante o envio dos artigos. Artigos que contenham esses dados não serão aceitos.

O artigo deve conter no máximo 12 (doze) páginas (incluindo as referências bibliográficas), e o arquivo correspondente deverá ter tamanho máximo de 20480 Kb (2 Mb) e estar no formato .DOC (“NÃO” será aceito o envio do formato .DOCX – Office 2007/2010/2013/2016).

Deve-se utilizar tamanho A4 (210 x 297 mm), margem superior com 3 cm e as margens inferior, esquerda e direita devem ter 2,5 cm. Os artigos enviados com formato diferente prejudicam a composição final dos anais.

Palavras de língua estrangeira devem ser escritas em itálico.

3. Títulos das seções

Os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.

3.1. Subtítulos das seções

Os subtítulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos em subtítulos (1.1, 1.2, 1.3, etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito.

4. Detalhes do envio

Na formatação do artigo deverá ser utilizada fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 (doze), justificado, com espaçamento entre linhas 1,5, com um espaçamento de 12 (doze) pontos abaixo, de acordo com os tópicos descritos a seguir:

a) Os dados: Nome(s) do(s) Autor(es), Título, Resumo, Abstact, Palavras-Chave, keyword, não deverão constar no corpo do artigo.

b) Resumo e Abstract: O resumo é elemento obrigatório constituído de uma sequência de frases objetivas e não uma enumeração de tópicos, no mesmo idioma do trabalho, não ultrapassando 250 (duzentas e cinquenta) palavras. Deve apresentar o problema estudado, os métodos utilizados, os resultados mais importantes e as conclusões obtidas. O Abstract deve ser igual ao Resumo, porém na versão em Inglês.

c) Palavras-chave e Keyword: Recomendamos de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e finalizadas por ponto. A “Keyword” deve ser idêntica as Palavras-chave, porém na versão em Inglês.

Ex: Palavras-chave: Modelo; Formatação; SINEP.

5. Formatação de figuras e tabelas

Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2001). Assim, no caso de figuras (quadros, gráficos, desenhos, etc.) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, centralizada, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, as legendas devem ser posicionadas acima delas, devem estar centralizadas e também terem fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez).

Se houver uma fonte bibliográfica, esta deverá ser descrita na sequência do título da figura, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). No caso de tabelas, as fontes citadas ou notas eventuais aparecem no rodapé após o fio de fechamento, também com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). A Figura 1 e a Tabela 1 a seguir ilustram essas exigências.

Deve ser utilizada fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para letras e números nas tabelas.

 

6. Considerações finais

As citações devem ser feitas conforme a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2000a). As referências bibliográficas devem estar relacionadas no final do texto seguindo o padrão ABNT, estabelecido pela norma NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2000b). Somente devem ser incluídas na seção relativa às referências as obras citadas no texto, elas devem estar em ordem alfabética e não devem ser numeradas.

Deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para as referências, com um espaçamento igual ao do corpo do texto. As referências apresentadas na sequência deverão servir de exemplo de como formatar alguns tipos comuns de referências bibliográficas. Contudo, os resumos enviados devem mencionar em suas referências apenas os artigos citados no texto.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2001.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e Documentação - Citações em Documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002a.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002b.

 

BARBIERI, J.C. Gestão ambiental empresarial. São Paulo: Saraiva, 2004.

 

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

 

RICHARDS, D.J.; FROSCH, R.A. The industrial green game: overview as perspectives. In: RICHARDS, D.J. (org.). The industrial green game: implications for environmental design and management. Washington: National Academy Press, 1997.

 

SANTOS, F. C. A. Integration of human resource management and competitive priorities of manufacturing strategy. International Journalof Operations & Production Management, n.5, p.612-628, 2000.

 

SLACK, N.; CHAMBER, S.; HARDLAND, C.; HARRISON, A. e JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1999.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Vestibular. Disponível em: <https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2017>. Acesso em: 02 jul. 2018.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte Times New Roman tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  7. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.