Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v. 1, n. 1: I Simpósio Nacional de Engenharia de Produção

Tamanho da fonte: 
Mapeamento das propostas pedagógicas dos cursos de Engenharia de Produção no topo do ranking Top Universities: insights para o caso brasileiro
Márcio Rogério Silva

Última alteração: 2021-02-08

Resumo


O artigo tem por objetivo realizar um mapeamento das propostas pedagógicas das universidades do topo do ranking internacional da QS World University Rankings, na matéria Engineering - Mechanical, Aeronautical & Manufacturing”, onde se encontram cursos análogos à engenharia de produção no Brasil.

Parte deste estudo visou fornecer subsídios para a revisão do projeto pedagógico do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Grande Dourados, de maneira a alinhá-lo às modernas propostas pedagógicas e de grade curricular, adaptadas quando possível às particularidades nacionais e regionais.

Como método de investigação, foi feito um levantamento nas três universidades mais bem classificadas no ranking analisado, tanto em sua grade curricular, quanto em suas propostas pedagógicas.

Foi possível concluir que o curso no MIT está na Escola de Administração, ao passo que os outros dois estão na fronteira entre a Engenharia e às ciências de gestão, com forte enfoque em inovação e negócios, com formação técnica aliada a formação em ciência de dados, economia, finanças, organizações e gestão de operações, com razoável grau de liberdade para estudantes escolherem disciplinas mais aderentes aos seus desejos, com supervisão e foco na formação de lideranças, com o desenvolvimento de conhecimentos em cultura organizacional, gestão de recursos humanos e até inteligência emocional. O curso de engenharia de ciências da gestão é o que mais se aproxima do nosso modelo, ao passo que na Universidade de Cambridge o curso tem forte enfoque em projetos interdisciplinares para solução de problemas e apresentação de inovação a possíveis investidores.


Palavras-chave


Ranking QS; Engenharia de Produção; Grade Curricular; Proposta pedagógica.

Texto completo: PDF