Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, V. 4, N. 4: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

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APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA GESTÃO DA QUALIDADE PARA REDUÇÃO DO LEAD TIME EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO NO ALTO PARANAÍBA
Fabrícia Silva Lima, Larissa Moreira Silva, Rayane Abadia da Silva, Samuel Borges Barbosa, Gustavo Alves de Melo

Última alteração: 2022-09-01

Resumo


Em 2019 iniciou-se a pandemia de Sars-Cov-2 (Covid-19), a qual ainda afeta o mundo inteiro. Um dos setores prejudicados com a pandemia foi o alimentício, pois precisou adequar-se às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a prevenção da disseminação do vírus. Uma das orientações da OMS foi o distanciamento social, o que provocou o aumento de filas em diversos tipos de comércio de atendimento, e consequentemente, gerando uma demora maior no atendimento. Esta pesquisa tem como objetivo a aplicação de ferramentas de gestão da qualidade no setor de filas em uma panificadora localizada na mesorregião do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Visando propor soluções de melhorias para serem aplicadas, foram utilizadas ferramentas, métodos e conceitos da gestão da qualidade, como o controle da qualidade total (TQM), diagrama de causa e efeito, diagrama de afinidade, análise de modos de falhas e efeitos (FMEA) e o ciclo PDCA, com a finalidade de propor melhorias para a diminuição do tempo de espera dos clientes.

Palavras-chave


Gestão da Qualidade; Atendimento; Fila; Panificadora

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