Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, V. 4, N. 4: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Tamanho da fonte: 
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DURANTE A COVID-19 COMO FERRAMENTA PARA IMPULSIONAR VENDAS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Glessiane de Oliveira Almeida, Gláucia Regina de Oliveira Almeida, Elenilson Rivando dos Santos, Jayanne Vieira Santos, Iracema Machado de Aragão

Última alteração: 2022-04-09

Resumo


Com o advento da COVID-19 as Micro e Pequenas Empresas (MPE) precisaram adaptar-se a uma nova forma de se relacionar/comunicar e de vender. Dessa forma, a transformação digital tem sido uma ferramenta importante nessa transição. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a transformação digital nas micro e pequenas empresas no contexto da pandemia. A metodologia utilizada envolveu uma abordagem descritiva, com pesquisa tipo mista. Utilizou-se o método estatístico descritivo-inferencial, com técnica de intervenção e observação participante. A amostra foi de 13 (treze) micro e pequenas empresas do setor de Alimentos e Bebidas da Grande Aracaju, Sergipe, participantes do Programa ALI/SEBRAE 2020/2021. As variáveis medidas foram digitalização, presença digital e meios eletrônicos de pagamentos. Os resultados obtidos mostraram que as MPE obtiveram diferença significativa (p<0,05) nos índices da Transformação Digital com maiores médias na aplicação do radar final. As principais considerações dessa pesquisa levam reflexão de que os empreendedores devem adotar um modelo de gestão pautado no conhecimento e inovação para alcançar a produtividade.


Palavras-chave


Alimentos e bebidas; Covid-19; Micro e pequenas empresas; Presença e transformação digital; Vendas

Texto completo: PDF