Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, V. 4, N. 4: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DE GESTÃO DE RISCOS UTILIZANDO O COMPETING VALUES FRAMEWORK
Lorena Torres Areco, Diego Rorato Fogaça

Última alteração: 2022-05-26

Resumo


O ambiente em que as empresas estão inseridas é de extrema competitividade. Para que elas possam se adequar ao mercado é necessário conhecer sua organização, e isso é possível tendo conhecimento de sua cultura. Com isto, este trabalho objetiva analisar a cultura de uma empresa de gestão de riscos utilizando o Competing Values Framework, o qual apresenta o instrumento Organizational Culture Assessment Instrument para identificar o tipo de cultura atual da empresa, e o tipo de cultura desejada, que seja ideal para que a organização alcance o sucesso. Por meio de uma pesquisa exploratório-descritiva de caráter qualitativo-quantitativo, foi identificada discrepância de pontuação entre a cultura atual e a cultura desejada. Com isso, foi elaborado um plano de ação para que o processo de mudança de cultura fosse iniciado na empresa. Eeste trabalho contribui com a literatura, pois aplica uma metodologia num ramo de extrema competitividade, e explica como os parâmetros desta metodologia podem ser adequados a qualquer tipo de empresa.O ambiente em que as empresas estão inseridas é de extrema competitividade. Para que elas possam se adequar ao mercado é necessário conhecer sua organização, e isso é possível tendo conhecimento de sua cultura. Com isto, este trabalho objetiva analisar a cultura de uma empresa de gestão de riscos utilizando o Competing Values Framework, o qual apresenta o instrumento Organizational Culture Assessment Instrument para identificar o tipo de cultura atual da empresa, e o tipo de cultura desejada, que seja ideal para que a organização alcance o sucesso. Por meio de uma pesquisa exploratório-descritiva de caráter qualitativo-quantitativo, foi identificada discrepância de pontuação entre a cultura atual e a cultura desejada. Com isso, foi elaborado um plano de ação para que o processo de mudança de cultura fosse iniciado na empresa. Eeste trabalho contribui com a literatura, pois aplica uma metodologia num ramo de extrema competitividade, e explica como os parâmetros desta metodologia podem ser adequados a qualquer tipo de empresa.

Palavras-chave


Cultura organizacional; Organizational Culture Assessment Instrument; Competing Values Framework

Texto completo: PDF