Última alteração: 2022-08-31
Resumo
A gestão da qualidade possibilita a melhoria de produtos e serviços visando atender às necessidades dos clientes. Uma das formas de garantia de satisfação total é a implementação da gestão por processos que consiste em monitorar e controlar todos os processos da organização, alinhado junto aos objetivos estratégicos da empresa. Se tratando de uma empresa agroalimentar, especificamente no setor da produção de tomates, as exigências por parte do consumidor tem crescido expressivamente, não só em relação a estética do produto como também fatores que envolvem a segurança do alimento. Dessa forma, para manutenção neste mercado altamente competitivo, é necessária a implementação de sistemas de padronização na empresa, como as normatizações ISO, a fim de assegurar tais fatores de qualidade. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar os processos da organização, com base na normativa ISO 9001. A análise foi focada em compreender os requisitos dos clientes por meio de visitas, pesquisas de mercado e aplicação de ferramentas da gestão por processos. Como resultado, foi possível avaliar o processo produtivo da empresa, selecionando os processos mais críticos durante a produção. Também foram propostas melhorias para este processo de maior impacto, a fim de aumentar a satisfação dos consumidores, diminuir desperdícios e, por consequência, agregar valor ao produto.